cotidiano

Severus Snape é, provavelmente, o personagem literário mais incrível que eu já tive o prazer de conhecer. Acho que, de todos os livros que eu já li, ele é o mais marcante também. É capaz de todo fã de Harry Potter se sentir da mesma maneira, mas só ontem eu me toquei de uma coisa, olhando pro meu quadro que diz ‘After All This Time? Always’: o Snape é muito fiel.

Diário #70 – Snape, a meta e o amor

Fiel num sentido que vai muito além do que a gente imagina, sabe? A gente passa os seis primeiros livros e metade do sétimo crente que ele é o maior vira casaca de todos os tempos, que ele é malvado mesmo, que na verdade sempre esteve do lado do Voldemort e que, na real, não existe saída pra ele além da morte. Vai em paz, cara. Que você encontre o que procurou a vida inteira no inferno e tudo mais.

Só que não. No fundo, ele tinha um norte muito claro no coração e fazia tudo seguindo essa bússola interna. Essa bússola tinha um nome, claro: Lily Potter. Para o Snape, a Lily era a melhor coisa do mundo. E ele (o mundo) perdeu completamente o sentido quando ela morreu.

Ainda assim, o coração dele só respondia a ela, a ponto dele fazer de tudo pra tentar protege-la (mas ele falhou, infelizmente). A ponto de virar agente duplo e ir além, protegendo o filho dela, o único elo que ele teria com ela no mundo, agora que ela se foi.

O Snape é incrível, porque ele sempre teve uma meta: manter o amor pela Lily intacto. Manter a memória dela viva. No caso, essa memória também tinha um nome: Harry. Então, ele fez o que tinha que fazer. Mesmo que aquilo parecesse ‘errado’ aos olhos do mundo. Mesmo que, em algum ponto, doesse nele. A meta era muito maior e ele não podia traí-la.

Eu gosto muito do Snape. Porque ele é fiel de verdade. Fiel ao coração dele. Ao que ele sente. Ele faz o que for preciso pra manter esse sentimento bem guardado lá dentro. Até o patrono dele era igual o dela, só pra mostrar como o que ele sentia era poderoso.

O amor é mesmo o sentimento mais poderoso de todos. Manteve o Snape vivo por muitos anos, com um propósito. Manteve o Harry vivo também. No fim das contas, foi o que enfraqueceu Aquele-que-não-deve-ser-nomeado. No fim, o amor sempre vence. Só ele é forte o bastante pra continuar em frente.

O que não é a gente simplesmente esquece. Como o ódio pelo Snape. Tem horas que a gente relê os primeiros livros e fica pensando em como ele conseguiu ser tão frio com o Harry, tão ardiloso. Mas aí a gente lembra da meta que ele tinha, do amor que ele sentia e a raivinha vira simpatia, vira empatia. Vira um ‘quero sentir isso por alguém um dia também’. Vira um ‘eu espero que alguém me ame assim’.

No fundo, no fundo. Tudo o que a gente mais deseja é amar como o Snape amou. E sonhar em ser amado assim de volta. Mal sabe a gente que esse amor já existe dentro de cada um. A gente só esqueceu de olhar, cegos por um sentimento que não é. Mas logo mais a gente esquece, porque a meta fica mais clara a cada dia. E se você não entendeu ainda, a meta é amar.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
12 Comentários
  1. Michele Saqui  em novembro 08, 2016

    Tive q comentar nesse post simplesmente pq eu odeio o Snape mas lendo o post até fiquei mais simpatizante por ele hehehe. Ficou mto bom!
    Eu sempre lia vários dos seus posts de Bullet Jornal e só qdo vi q vc tinha sido a vencedora do concurso kipling e entrei ver me dei conta q era o mesmo blog q eu entrava ver coisas de BUJO. Fiquei feliz. Comecei a ler outros posts. Adorei!Vc escreve mto bem!

    • Maki  em novembro 08, 2016

      brigada, Michele! fico feliz que você acompanha os posts do BuJo

  2. Priih  em outubro 04, 2016

    OI Maki, tudo bem? Tô por aqui de novo! 🙂
    O Snape é um personagem controverso pra mim. Explico:
    1) Adoro o fato dele amar a Lily da maneira “always”. Eu acredito em amor verdadeiro e acho incrível alguém cujo coração nunca tenha se abalado, mesmo que ela tenha optado pelo Tiago. Porém… isso é saudável? É saudável que a vida do Snape tenha sido essa “obsessão”? Não teria sido melhor se ele tivesse tentado seguir com a vida e ser feliz, talvez até descobrindo um novo amor?
    2) Por mais que eu o admire pela sua fidelidade, sempre vou considerá-lo uma pessoa… desagradável, principalmente como professor. Ok que ele teve muita amargura na vida, mas era totalmente injusto o modo como ele tratava os outros alunos que não fossem da Sonserina. Eu entendo a antipatia pelo Harry (afinal, era a cópia do Tiago, principalmente na aparência), mas e os outros alunos, mereciam isso?
    Enfim, foi um desabafo sobre esse personagem haha! Mas a frase e o sentimento dele são tão marcantes que tenho tatuado no braço. 🙂
    Beijos!

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    • Maki  em outubro 05, 2016

      oi, Priih! ah, eu entendo super isso. ele é bem controverso mesmo. mas, no caso, o que ficou pra mim não foi o quanto ele era desagradável ou qualquer outra coisa, mas o sentimento dele mesmo. de fato, ele podia ter um soltado um ‘A FILA ANDOU KIRIDINHA’, mas acho que, se fizesse isso, seria um sinal de que o que ele sentia não é verdadeiro. se o que ele sentia era uma obsessão? bom, acho que aí vai um pouco da interpretação de cada um, mas o que eu tiro disso é que amor de verdade não acaba e se torna uma meta verdadeira ♥

  3. Ju  em setembro 22, 2016

    Ai meu corassaum! Falou tudo. o snape é um personagem fantástico (até já dei umas filosofadas sobre ele e a lily lá no blog). chegou a dar uma coçadinha no nariz (aquela meio espirro meio choro) enquanto eu lia o texto. bjs

    • Maki  em setembro 25, 2016

      ahahahahah adoro essas ‘coçadinhas’. e o Snape é muito gente, melhor personagem!

  4. Aline freitas  em setembro 20, 2016

    Ai que calor no coração!! Só de pensar nele já dá vontade chorar… E é isso mesmo, ele nos faz querer ser melhores e lutar pelo que acreditamos!!

    • Maki  em setembro 21, 2016

      não é? ele é muito amor <3

  5. Daise  em setembro 19, 2016

    Quando a gente escreve o comentário, as letras todas ficam em maiúscula e a gente para de se importar com isso. Depois, o comentário Sai e a Gente vê que ficou tudo estranho, com nomes próprios sem maiúsculas, ehehehe. QUe agonia. >.<

    • Maki  em setembro 21, 2016

      normal :~
      isso vai mudar em breve! (eu espero!)

  6. Daise  em setembro 19, 2016

    Eu Não fiquei surpresa no final, quando descobri que o snape protegia o harry. Passada a metade da HISTÓRIA, comeceI a Desconfiar das verdadeiras intenções dele e aChar que tinha alguma coisa por trÁs, algum mistério a ser reveLado. Ele era dos meus personagens favorItos, Intrigante e instigante. (:

    • Maki  em setembro 21, 2016

      pois é, eu comecei a suspeitar uma hora também, mas quando tudo foi revelado mesmo que eu fiquei chorando, arrasada, espalhada no chão do quarto AHAHAHAHAH mas ele é incrível!