cotidiano

Eu já fui uma pessoa muito ansiosa. Não que eu não seja mais, eu estou trabalhando – e muito – pra melhorar isso, mas eu já fui num nível infinitamente maior do que agora. Do tipo que hiperventila no meio da noite só de pensar em ter uma reunião no trabalho no dia seguinte, e que treme inteira só porque alguém soltou as palavras ‘preciso conversar com você’ e foi embora antes de falar qualquer outra coisa.

Não sei quem foi que inventou a ansiedade (andam culpando o século XXI por aí), mas só sei que ela não é de Deus e já me causou muitos problemas na vida. Claro que esses problemas todos eram só meus, porque ninguém mais além de mim sofria com eles, mas essa é uma outra história.

3 dicas para controlar a ansiedadeFoto: Luísa Chequer Fotografia

Ao longo do tempo, eu descobri alguns truques que me ajudaram a controlar a ansiedade e não passar o dia inteiro hiperventilando por qualquer coisinha (porque com gente ansiosa é assim, né? Qualquer coisinha e você já precisa de um saco de papel pra respirar dentro), e pensei em dividir essas minhas pérolas de sabedoria com vocês:

1.Contar a respiração

Pode parecer a coisa mais idiota do mundo, mas sempre o que mais funcionou na hora de uma crise de ansiedade é contar a respiração. Principalmente na hora de dormir, quando a sua cabeça começa a fritar sobre mil assuntos diferentes, contar o inspira-expira é uma forma de você ficar muuuuuito mais calma. Pra mim funcionou todas as vezes e é um truque que eu recorro até hoje, quando a coisa começar a ficar feia.

2.Escrever

Essa é outra dessas ideias que parecem bestas, mas funcionam que é uma beleza. Uma amiga uma vez me deu a dica de colocar no papel tudo o que tá na minha cabeça, pra meio que desanuviar os pensamentos e eu faço isso sempre (pode apostar que a maioria desses ‘desabafos mentais’ viram posts pro blog). Só comece a escrever tudo o que tá passando na sua mente, sem julgar nem pensar a respeito, você vai ver como ajuda. É bom também você colocar no papel tudo o que você acha que pode acontecer numa situação, tipo, ‘se eu perder todo meu dinheiro, o que aconteceria?’. É uma forma de ver que as ideias que vão aparecendo são bem absurdas e que o pior que pode acontecer nunca é tão ruim assim.

3.Fazer algo que você gosta

A música sempre foi o melhor remédio pros meus momentos de ansiedade, principalmente quando estava no trabalho e precisava lidar com uma crise antes de entrar numa reunião ou falar com a chefe. Fazer coisas que eu gosto, como ler um livro, ouvir uma música que eu amo, ver um filme legal ou até mesmo sair pra caminhar e ir até a minha livraria preferia são formas de dar aquele stop básico na mente que não para de se preocupar. É uma forma de você distrair a cabeça e não ficar tão focada nos pensamentos de merda que estão passando por ali, sabe?

É óbvio que essas são dicas de coisas que funcionam comigo, não necessariamente vão dar certo com você. E ler esse post não substitui uma visita ao bom e velho médico, viu, amiguinha? É aquele ditado: a persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. Tem horas que só um profissional vai saber o que melhor pra você controlar a ansiedade e não tem problema nenhum em pedir ajuda médica pra isso. Não faz de você uma pessoa menos incrível! Eu mesma fiz terapia e tomei remédios pra me ajudar com isso (entre outras coisas), lembra?

Você tem alguma dica pra controlar a ansiedade? Me conta?

BEDA2016

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
4 Comentários
  1. Aline  em agosto 25, 2016

    Maki, eu sou extremamente ansiosa, do tipo que chega a ter crises de ansiedade (estou tratando isso há algum tempo), mas uma coisa que me ajuda quando eu começo a sentir os sintomas e estou em casa é ir tomar um banho quente. Eu sinto como se todo o turbilhão de pensamentos se acalmasse e aos poucos eu volto a pensar com clareza.

    Estou adorando o BeDa, já disse?

    Um beijo

    • Maki  em agosto 26, 2016

      nossa, nunca pensei nisso de tomar um banho quente! mas, verdade, tomar banho sempre dá uma acalmada, eu amo depois de um dia bem cansativo! que ótima ideia!
      ixi, esse BEDA tá meio capenga, mas até que tá saindo legal, né?
      beijos!

  2. Ju  em agosto 24, 2016

    Esse “preciso falar com vocÊ”desconcerta até a pessoa mais calma do mundo (também conhecido como instrumento de tortura). Exercícios de respiração são uma coisa maravilhosa (interrompem até crise de asma, dependendo da severidade). Aprender a respirar melhor dá um upgrade na vida 😀

    • Maki  em agosto 26, 2016

      eu também acho! fiz uma aula de ioga uma vez que ensinou uma técnica de respirar de diferentes maneiras (com o peito, o tronco, a barriga) que é maravilhosa pra ajudar na concentração e pra acalmar também. é mara ♥