internet

Eu já comentei muitas algumas vezes que eu sou muito fã de internet. Eu acompanho blogs desde que me conheço por gente e já vi de tudo. Posts legais, posts péssimos, blogs legais acabando, blogs legais começando, blogs não tão legais assim fazendo sucesso e outros incríveis ficando escondidos nos cantinhos obscuros da internet.

Eu já vi muito comentário ruim. Muito mesmo. Os haters não têm cara nem coração e aparecem quando a gente menos espera. Eu, confesso, nunca tive muitos desses (acho que um ou dois, no meu blog antigo – e nenhum até agora no Desancorando), mas eu entendi uma coisa nos últimos anos, que me fez olhar para eles (os haters) de uma forma diferente.

Porque eu amo os haters

Desde que eu conversei com a Lominha sobre o porquê da internet ser tipo um poço que tem um alçapão depois do fundo e depois que eu mesma comecei a mudar a minha percepção de tudo, eu entendi que só existem duas coisas que as pessoas fazem no mundo: ou elas entregam amor ou elas pedem amor.

Se alguém entrega amor (e eu gosto de pensar que faço isso cada vez mais por aqui), a gente recebe, aceita e agradece muito. Se a pessoa está pedindo amor, o que a gente faz? Devolve a patada do mesmo jeito ou dá o que ela está pedindo?

Sabe, nem sempre as pessoas vão ser objetivas a ponto de falarem ‘oi, me dá amor, peloamordedeus’. Às vezes, elas brigam, outras xingam, outras vezes ainda elas saem falando mal de você pra internet inteira ouvir ou até mesmo roubam o seu conteúdo sem dar os devidos créditos. Não estou falando que nada disso é certo ou errado, que fique bem claro, mas a gente nunca sabe como – e quando – alguém vai pedir amor.

Por isso, quando aparece alguém fazendo comentários maldosos no nosso blog, Instagram ou o que quer que seja, a gente só tem duas coisas a fazer:

  1. Entender que o que a pessoa está falando não tem nada a ver com a gente e tudo a ver com o que ela pensa dela própria;
  2. Dar a ela o amor que ela está pedindo.

Isso não significa que você tem que ficar feliz quando aparece um hater na sua timeline, quando alguém te xinga ou fala mal de você. E dar amor não quer dizer que você vai passar a mão na cabeça da pessoa, falar um ‘eu te amo’ e mandar muitos-beijos-e-abraços-queridinha. Eu já falei mais de uma vez que amor não tem nada a ver com isso.

Dar amor é reconhecer a vida que existe do outro lado da tela. É perceber que tem alguém ali que pensa tão mal de si mesmo que precisa externalizar isso de alguma maneira e só porque ela usou o seu blog como desculpa pra isso, não significa que você tem que comprar o que ela está jogando na sua cara.

Sabe quando aparecem aquelas pessoas na rua que ficam insistindo muito pra você comprar a balinha? Ou a tia do telemarketing que tem um script pronto pra te vender um milhão de serviços diferentes quando tudo o que você quer é só cancelar o serviço da Net? Então, só porque essas pessoas estão azucrinando o seu ouvido com opções, não significa que você tem que comprar coisa alguma.

Você não é obrigada a comprar o serviço que estão te oferecendo. Com os haters é a mesma coisa. A única diferença é que ao invés de um pacote com 150 canais que você nunca vai assistir eles te vendem uma sensação.

Aí, você fica puta, nervosa, tremendo na frente do computador. Mas você não precisa comprar o que essa pessoa tá te oferecendo, sabe? É tipo quando você vai numa festa e tá tocando uma música incrível, mas tem uma pessoa que esqueceu tirar o tampão que usa pra dormir e não tá ouvindo nada. Você vai ficar puta porque ela tá gritando que você tá maluca? Dançando feito doida sem música? Ou vai falar pra ela tirar os malditos tampões do ouvido?

Já diria Taylor Swift: haters gonna hate (hate hate hate). Não significa que a gente tenha que odiar também, pelo contrário. A gente tem mais é mostrar pra pessoa que tá tudo bem com ela, e que nada do que ela falar muda quem a gente é. Se ela não quiser ouvir, se quiser continuar batendo na mesma tecla, tudo bem também, é uma escolha dela. Mas pelo menos ela sai da sua página se odiando menos do que quando entrou. Pra mim, isso já é vantagem.

Agora eu quero saber de você: como você lida com os haters?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
8 Comentários
  1. Marcia  em julho 13, 2016

    AH, eu sou esquentada. As vezes respondo com ironias, mas tento ser educada sempre que possível. Tem tipos de ódio que apertam meus ‘botões internos’ e eu ficaria muito mal se não pudesse me expressar de volta. obs: não consegui não digitar em caixa alta, é alguma configuração do site? Juro que não tô gritando…

    • Maki  em julho 16, 2016

      oi, marcia! olha, eu entendo. e a questão não é nem não se expressas de volta, é como a gente se expressa, sabe? eu acredito que uma pessoa que chega cheia de ódio está procurando alguém pra mostrar que isso que ela sente é justificado… nesse caso, responder com a amor é só uma forma de você não provar isso, não entrar na briga dela, sabe?
      e é o site que é assim mesmo! aqui pra mim apareceu certinho na hora de aprovar! 🙂

  2. Patty  em julho 06, 2016

    Já fui de grilar muito pro que os haters falavam, sabe? mas a real é: o melhor a fazer é ignorar. a pessoa, na maioria das vezes, entende o recado e desencana! arrasou no texto, migs!

    beijocas

    • Maki  em julho 07, 2016

      sim, total. a pessoa meio que fica gritando sozinha e quando vê que você não vai dar bola, ela desencana mesmo.
      brigadinha!

  3. Luísa  em julho 04, 2016

    Sabe de uma coisa? Se nem frente a frente, as críticas me incomodam não teria como uma assim. no escondidinho, me DESEQUILIBRAR. Precisamos de amor, e se nos vierem com ódio, mais amor eu me dou. haha <3

    • Maki  em julho 04, 2016

      A gente precisa mesmo de amor, Luísa ♥

  4. fERNANDA rODRIGUES  em julho 03, 2016

    oI!
    sABE QUE EU CONCORDO COM CADA PALAVRA DO QUE VOCÊ DISSE? o QUE AS PESSOAS SENTEM ESTÃO COM ELAS. eU PROCURO SENTIR AMOR E ESPERANÇA, MAS NEM TODO MUNDO É ASSIM. nÃO TENHO MUITOS HATERS, MAS QDOS ELES SURGEM, DEIXO FALANDO SOZINHOS. :p
    pARABÉNS PELAS PALAVras!
    Beijos :*

    • Maki  em julho 04, 2016

      Oi, Fernanda!
      Pois é, eles estão lá pensando um monte de coisa ruim sobre eles e precisam tirar isso da cabeça de alguma forma. O melhor a fazer é dar amor mesmo e esperar que uma horas eles mudem de ideia!
      Obrigada pelos elogios!
      Bêjo!