cotidiano » inspiração

É muito fácil a gente perceber que tem mil metas durante o dia. ‘Vou pegar um café’: meta. ‘Vou terminar esse texto’: meta. ‘Vou pegar um taxi’: meta. A gente muda de meta a cada segundo e tudo isso depende de escolhas que a gente faz.

Olhando por essa perspectiva é muito fácil a gente perceber como ‘alcançar uma meta’ é muito mais fácil do que dizem os livros de autoajuda por aí (nada contra, aliás, já li vários que são realmente inspiradores!). Mas é um fato que a gente acredita que algumas dessas metas são bem mais difíceis de alcançar do que outras.

Passo a passo para alcançar uma meta

Eu gosto de olhar pra isso com a pergunta: ‘será que são mesmo?’. A gente tem o costume de colocar a nossa autoestima pra baixo e isso se reflete muito na forma como a gente vê a nossa capacidade de fazer qualquer coisa. Fora isso, eu já entendi que existe uma coisa muito importante quando se fala nesse assunto: interesse.

Se você tem MESMO interesse nessa meta. Você vai fazer o que for preciso pra alcançá-la. Caso contrário, vai arranjar um trilhão de desculpas pra não fazer nada e se sentir mega frustrada quando você não tirar nada do papel no fim do dia.

Ainda assim, existem alguns passos que você pode seguir para realizar o que quer que seja que você queria.

1.Saiba o que você quer

Sabe essa coisa de interesse que eu falei ali em cima? Então, antes de mais nada você tem que saber o que você quer e se você quer isso MESMO. Não adianta você colocar ‘Quero ir pra Disney’ ou ‘Quero alcançar 1000 curtidas numa foto no Instagram’ se você não tem um real interesse em nenhuma dessas coisas. Vale você parar e pensar o que você deseja mesmo, o que desperta o seu interesse a ponto de te fazer agir a respeito disso de uma maneira consistente (nada de ficar mega empolgada por 3 minutos e depois desistir – euzinha, 100% das vezes).

Lembra do propósito? Então, ele se encaixa aqui também.

2.Seja realista

Eu não sei o que você entende por realista. Eu posso dizer com propriedade que entendo uma coisa bem diferente do que o mundo define, mas vamos chegar num ponto em comum e falar o seguinte: nada de viajar na hora de cumprir uma meta. Não adianta você ter um blog com 100 acessos diários e colocar no papel assim: ‘atingir 1000 acessos diários até segunda que vem’. Isso é uma receita pronta pra frustração.

Ao contrário disso, pense em passos pequenos e mais pés no chão, que você possa alcançar. Se você colocar lá: ‘chegar a 120 acessos diários até segunda que vem’, essa é uma tarefa – uma parte da sua meta maior – bem melhor e mais palpável, entende? Se você vai muito longe em prazos e números, a pressão que você coloca na sua cabeça é mil vezes maior e a chance de você desanimar e ficar com raiva da sua meta, também.

3.Organize-se

Bullet Journal taí pra isso, né, migues? Se você tem uma meta a cumprir, vale a pena você pensar numa forma de se organizar pra isso acontecer. Seja usando um BuJo, Google Agenda ou qualquer outro tipo de agenda/app de organização, é bom você ter alguma forma de ficar de olho naquilo que você está fazendo, se você está alcançando os prazos, etc. Fora que, como eu disse ali em cima, dividir a sua meta em várias tarefas é essencial pra evitar o fator frustração x1000, então, você tem que ter algum lugar pra anotar tudo isso, ?

Esse é um daqueles posts que serve como auto-conselho? Com certeza. No quesito ‘traçar metas’ eu ainda não saí do pré-primário (mas isso te muuuuito a ver com o tal do interesse), porém já percebi que não dá pra querer ser qualquer coisa sem prática e um certo nível de organização.

No mais, acho que o que mais importa pra mim nisso tudo é o propósito. Se eu sei o que eu quero e porque eu quero o que eu quero, não tem porque eu não conseguir ir atrás, entende? O mesmo vale para todo mundo.

Se você se sente frustrada porque não consegue alcançar alguma meta, pare para pensar se você quer mesmo aquilo. Às vezes, você só precisa recalcular a rota. Outras vezes é questão de mudar a meta mesmo. E tudo bem, não tem nada de errado nisso. É só lembrar de sempre perguntar pro seu coração o que você tem que fazer, entende? Ele sabe das coisas.

Você tem alguma dica para alcançar metas? Me conta nos comentários!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
4 Comentários
  1. Gabriela Alegre  em junho 27, 2016

    Oie! Conheci seu blog através do leuxclair e olha, to bem feliz com o que li 🙂 haha
    é um mix de alívio – por não ser a úncia que as vezes procastina – é esperançazinha, é possível alcançar as milhões de metas que surgem diariamente!
    adorei o post e seu jeito de escrever.
    Vou passar aqui mais vezes!

    Beijinhos,
    Gabriela Alegre
    http://www.itsgaby.com

    • Maki  em junho 28, 2016

      Oi, Gaby!
      Ahhh que bom que você gostou, fico muito feliz, mesmo!
      Volte mais vezes sim, tá bem?
      Beijos!

  2. Kamila Gonçalves  em junho 24, 2016

    Oi, descobri o seu blog hoje estou amando!
    Esse post era tudo o que eu precisava ler.
    obrigada!
    😉

    • Maki  em junho 26, 2016

      Oi, Kamila!
      Que bom que você gostou! Fico muito feliz <3
      Volte sempre, tá?