bullet journal

Quando a gente tá com uma agenda super cheia (tipo eu, agorinha) só um método de organização muito bom pra gente conseguir manter as coisas em dia, ou tentar, pelo menos. Você já sabe que o bullet journal foi o grande salvador da minha vida nesse aspecto, e ele tem sido um verdadeiro brother nessa tarefa.

Como usar o seu bullet journal para estudar?

Esse mês, eu estou pensando em voltar a estudar (pra colocar ainda mais coisa na agenda, só pode!), mas por conta mesmo. Tem tempo que estou afastada do francês e sinto que perdi muita coisa da língua por ficar tão longe (e ter me tornado a louca da cultura coreana não ajudou muito também).

Mas, pra isso, eu vou precisar de um certo nível de organização também. E é aí que o bullet journal entra! (de novo!)

Eu sou muito fã do Tumblr e, se tivesse tempo, com certeza perderia muitas horas da minha vida lá – não que eu não tenha feito isso antes. E o legal é que existe, dentro dele mesmo, uma comunidade chamada studyblr. São Tumblrs voltados para estudos, com dicas, inspirações, posts motivacionais… Tudo para quem estuda. Eu até comecei um, pra me seguir é só clicar aqui.

Esses blogs são mais voltados para quem está na escola/faculdade, mas isso não significa que a gente não pode tirar inspiração de lá e montar um plano de estudos pra quem já passou dessa fase.

E sempre lembrando do propósito. O que você quer com esse estudo? Qual a sua meta? Se você tiver isso claro na mente, fica muito mais fácil pegar o jeito da coisa e não desistir no meio do caminho.

Então, essas são algumas dicas que eu encontrei e que pretendo adotar no meu BuJo:

1.Analise a sua rotina

Puxa, mas o que que isso tem a ver com estudar?’ Tudo, pequeno gafanhoto. Tire alguns dias para prestar atenção na sua rotina, o que você faz, que horas acorda, quando almoça, quanto tem tempo livre, quando não tem, se tem curso ou horário de trabalho fixo. Tudo. Isso vai te ajudar a saber quando você pode encaixar horas de estudo no seu dia, sem ter que mudar toda a sua rotina. Se você, como eu, só trabalha, com certeza tem um horário determinado que toma bastante do seu dia, e aí o resto das suas atividades tem que se adaptar a isso.

2.Monte um calendário de estudos

Depois que você entendeu como funciona a sua rotina e em que momentos você pode colocar horários de estudo, é a hora de montar um calendário. O legal do bullet journal é que você pode montar esse calendário como uma collection normal (isto é, uma página extra, que faz parte do layout inicial do seu BuJo), basta colocá-la no seu Index da maneira mais otimizada. Ou então fazer no estilo Tracker, o que também é uma ótima ideia (e  mais fácil de montar, eu acho). Porém, isso pode ser feito da seguinte maneira:

  1. Faça uma página com o que você estudar: por exemplo, eu quero estudar francês. Tá, mas francês é uma língua extensa e cheia de coisas. O melhor a fazer seria colocar no papel mesmo tópicos que precisam ser estudados, da maneira mais detalhada possível. Por exemplo: Verbos > verbo ‘être’ >verbo ‘être’ no presente do indicativo. Quando mais detalhado, melhor.
  2. Separe os tópicos no seu calendário: agora que você já sabe o que você quer/tem que estudar, é hora de separar isso no seu calendário, com datas. Como eu vou estudar por conta, não tem porque me apagar aos dias em si, já que não tenho provas ou trabalhos para entregar, mas se esse for o seu caso, inclua os tópicos levando essas datas em consideração, claro.

3.Estabeleça metas

Lembra ali em cima quando eu falei de propósito? Então, quando você sabe porque você quer estudar o que você está estudando, já é meio caminho andando. Ainda assim, para manter você ‘na linha’, é legal estabelecer metas semanais, como ‘Cobrir 3 tópicos’ ou ‘Revisar X capítulos’. É uma forma de você se forçar a terminar o que precisa fazer, sem enrolar!

4.Siga o seu calendário!

É como com o próprio Bujo: se você tem, mas não usa direito, então de que adianta? O objetivo de fazer um planejamento de estudos no seu Bujo é, justamente, mantê-lo em dia e seguir da melhor maneira possível o que você estabeleceu. Se não, perde o propósito. Lembre-se de sempre voltar no Index para chegar as páginas em que você marcou as suas collections de estudo e anotar no seu tracker/calendário a evolução que você fez.

É isso! O principal é você ter sempre muito bem delimitado o que você quer estudar e quando. E sem pressão. Não vale de nada você montar um calendário, mas ficar ansiosa e se atrapalhar toda na hora de colocar a cabeça para trabalhar, sem absorver nada do que você precisa. O principal para estudar bem é sempre ter calma e seguir um esquema que funcione pra você.

TOO LONG DIDN’T READ: Se esse post ficou gigantesco demais pra você, aqui vai o principal para você montar um plano de estudos no seu BuJo:

  1. Analise a sua rotina e descubra os melhores horários para estudar
  2. Crie uma collection com o que você quer estudar, em tópicos
  3. Com base no ponto 1 distribua os itens do ponto 2 em um calendário
  4. Estabeleça metas semanais.

Ufa! Assim fica até mais fácil – e motivador – voltar a estudar. E, se você precisa de um incentivo extra, criei uma pasta no Pinterest com dicas de estudos também, é só clicar aqui para ver.

Como você se organiza para estudar?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
4 Comentários
  1. Eduarda rosa  em junho 14, 2016

    oi Maki!
    Que legal, não sabia dessa comunidade do tumblr! Gostaria muito de melhorar meu francês, e eu procurei alguma séries pra olhar (ainda não comecei, mas estou baixando…) tu conhece les revenants? são duas temporadas e fez tanto sucesso q ganhou sua versão dos US. Também tem BRAQUO que é uma série tipo CSI, só q francesa. E os filmes, recomendas algum? Meu favorito é o clichê, o FABULOSO DESTINO DE AMELIE POULAIN <3 e, estudar sozinha eu acho complicado, quero tentar aprender espanhol e hungaro, vou tentar procurar em plataformas tipo tumblr e pinterest inspiração, pq acho q uso elas de forma muito superficial.
    Obrigada novamente pelas dicas! Beijos

    • Maki  em junho 15, 2016

      Oi, Eduarda!
      Nossa, não conhecia essa séries, que interessante! Pois é, a minha vontade de estudar, por enquanto, tá só na vontade mesmo, porque o tempo que é bom não tá sobrando pra me organizar e começar mesmo. Quem sabe no final de semana eu consigo separar um tempo pra pensar nisso.
      Você já assistiu A Família Bélier? É muuuuito fofinho e gostosinho de ver, vale a pena!

  2. Su  em junho 12, 2016

    Gostei muito das dicas, uso o bujo e adoro, apesar de abandona-lo de vez em quando (a preguiça as vezes me ganha haha). Eu sou uma pessoa que nao sirvo pra estudar por conta, já tentei começar espanhol umas dez vezes e parece que se eu não tenho a pressão de aulas fixas, provas e trabalhos, eu não funciono! 🙁

    • Maki  em junho 13, 2016

      Olha, Su, eu entendo bem, viu? Mas como agora não estou podendo fazer aulas, quero ver se consigo estudar pelo menos um pouco por conta pra pegar a fluência de volta. Vamos ver, né?
      E BuJo é vida! E quem nunca deu uma miguelada nele, né? Eu de fim de semana sempre esqueço! AHAH