cotidiano

Não sei se é verdade mas dizem por aí que existe vício em pensamento. Já pensou ser viciada em pensar? Que loucura. Imagino que a mente não pare um segundo, fique o tempo todo passando de uma coisa pra outra. Falando em ‘passar’, não posso esquecer de ir na farmácia antes de voltar pra casa. Acabou o condicionador e eu também preciso comprar um hidratante. Minha pele tá tão seca, é esse tempo louco que não se decide. Mas falaram que quarta-feira começa a esfriar, então, amém, senhor, obrigada pelo frio alcançado, não aguento mais esse calor dos infernos. Não dá vontade de fazer nada assim.

Eu sou viciada em pensarFoto: Cassio Crow Fotografia

Não que o calor seja o culpado. Eu sou assim mesmo, nunca tenho força pra fazer coisa alguma. Ai, que preguiça, gente. Quero a minha cama. Quero deitar em posição fetal e ficar lá o resto da semana. Eu bem que mereço isso mesmo, ficar longe da civilização. Não, pera, isso é mentira. Saco, tô falando mal de mim de novo. Não, para, também não preciso me sentir culpada, tá tudo bem comigo. Mas tem horas que seria sem bom se a minha mente parasse de girar, talvez eu seja mesmo viciada em pensar. Não para nunca, tem horas só que dá vontade de gritar um…

CHEGA!

SILÊNCIO!

.
.
.
.

Mas isso dura no máximo uns 10 segundos, né? Será que alguém consegue mesmo ficar sem pensar nada? Acho que é impossível, gente assim não é normal, certeza. Tem que ter alguma coisa passando na cabeça, porque se não… O que que rola?

Queria ser uma mosquinha pra entrar na mente desses seres iluminados e só olhar o que fica passando ali. Mas, afe, ser mosca deve ser um troço muito chato. Se pá ela nem sabe que existe, vive pouco, que tristeza. Eu, pelo menos, tenho alguma noção das coisas.

Falando em noção, qualé a do preço desse sorvete, hein? 5 reais um picolé de limão é um assalto. O mundo tá uma loucura mesmo. O Brasil não tem jeito, talvez eu devesse mudar daqui mesmo, ir pra algum país da Europa, que é mais friozinho e as pessoas parecem viver bem. Só não vale ir pra esses países tipo a Noruega, que é tão frio e escuro que as pessoas se matam porque não veem o sol sei lá quantos dias no ano. Credo. Eu sou movida a luz solar, preciso de um pouco de calor. Mas também não precisa ser essa coisa à la Senegal, né? Dá pra ter um meio termo.

Ah, atum! Saco, esqueci de comprar o atum no mercado. Tá, depois eu compro. Eu tenho que passar na farmácia mesmo e tem um mercadinho logo do lado. Meu Deus, que calor. Será que o ônibus vai demorar muito? Ficar debaixo desse sol de rachar o coco não tá rolando.

Ai, uma piscina. Vou imaginar uma piscina, a água geladinha, o barulho do mar… Ih, isso não vai dar certo. Agora tenho que ir no banheiro. Boa, mandou bem. Você é, ó, espertona, viu? Tá de parabéns.

Ai, não, de novo não. Para. Volta. Para de se xingar, menina, que mania… Tá tudo bem, respira fundo. Você não é espertona, tá? Você é legal. Verdade, você é mesmo.

Cuidado aí, legalzona, o sorvete tá pingando na moça. Ninguém mandou comprar picolé logo antes de entrar no ônibus lotado, né? Que ideia de gerico.

Ai, mente, CALA A BOCA! Que coisa, não para de falar nunca. Isso cansa, viu? Nunca tem silêncio. Vai ver eu preciso começar a meditar, isso deve ajudar. As pessoas quando meditam ficam mais calmas, né? Dá até nervoso esse falatório todo. Vai ver é disso que eu preciso. Chegando em casa vou procurar no Youtube uns tutoriais de meditação. Deve ter, certeza.

Ah, será que eu salvei aquele link que queria ver mais cedo? Ih, não lembro. Vou tentar abrir no celular agora. Ah, não, pera. A internet acabou, não vai dar. Vou ter que esperar chegar em casa mesmo. Tomara que eu não tenha desligado o computador, eu tenho tanta coisa pra fazer. Ai, gente, trânsito a essa hora? Que que as pessoas tão fazendo que não tão trabalhando? Bando de gente desocupada, viu.

Ai, ó lá. Tô reclamando de novo. Para, recalcula a rota, vamos lá, tá tudo bem. É, talvez eu seja meio viciada em pensar mesmo, quando vejo já passou tanta coisa na minha cabeça que nem lembro mais onde foi que isso começou? Qual será que foi o primeiro pensamento da história dos pensamentos? Pra desencadear essa loucura toda… Tomara que tenha sido algo bom, pelo menos pra valer todo esse esforço. Se não for…

Ih, não, melhor nem pensar assim. Fica otimista! Tá tudo bem. Tá tudo legal, o trânsito tá andando, veio um ventinho da janela do ônibus agora, tá gostosinho. Já já você tá em casa. E lava a mão, né? Tá tudo melado de sorvete, senhor. Ô, motorista, não breca forte não, vou lambuzar o ônibus inteiro assim! Ai, cuidado com o sol, limão mancha a pele!

Ah, chega, vai. Cansei. Para de pensar. Para. Para. PARA!
Eu só quero encontrar um pouco de paz.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
6 Comentários
  1. Lilian  em março 09, 2017

    Oi Maki, tudo bem?
    Estava procurando informações sobre bujo e achei você! E foi tão bom… Li vários post e muitas coisas que li eram exatamente o que eu precisava “ouvir”!
    Esse post sobre pensamentos parece que fui eu que escrevi. Minha mente não para, o tempo todo pensando e de uns tempos pra cá, esse fluxo todo tem me cansado, me faz sentir esgotada. Sempre fui muito organizada e sempre fui daquelas “deixa que eu resolvo”, mas cansei…Minha mente cansou. E sair desse loop não está fácil. Estou tentando ser mais leve, menos exigente comigo e com os outros, menos rígida, mais flexível…Bom, uma hora eu chego lá!
    Obrigada, viu! Você foi a melhor companhia que eu poderia ter nesta madrugada! Bj.

    • Maki  em março 12, 2017

      Lilian, eu sei o que dizer. seu comentário é muito sério. a gente fica pirando com esses mil pensamentos e isso cansa mesmo. a saída é buscar dentro da gente um lugar quieto, de paz, e não dar atenção pra esses pensamentos. quanto mais a gente dá liga para esses pensamentos, mais eles vão ficar azucrinando a gente. mas, ó, tá tudo bem, viu? ♥

  2. C. Vieira  em abril 29, 2016

    Olá, Maki, tudo bem?
    Então, essa coisa de pensar demais, para mim, já foi diagnosticada: ansiedade extrema.

    A solução: meditar e caminhar.

    Eu podia tomar trocentos remédios mas só andar muito e meditar começaram a resolver o problema. Mas a questão maior mesmo é descobrir o que funciona para você – que pode não funcionar para outrem – e que mostraria que a maioria das coisas não são realmente importantes ao ponto de ter de lembrar delas a cada “gatilho” na mente. Por exemplo, você falou de condicionador e eu imediatamente comecei a pensar em um monte de coisas relacionadas, até que minha consciência – com quem eu tenho altos papos – me indagou se alguma das minhas preocupações eram um “caso de vida ou morte”. A resposta foi: Não!

    Ou seja, por costume nos acostumamos a nos preocupar, com o tempo a preocupação excessiva se torna recorrente ao ponto de pensarmos nela como algo natural, como escovar os dentes de manhã. E logo você chega no ponto em que eu cheguei: “Quem inventou o condicionador de cabelos?”, foi a última preocupação antes do corte da Dona Consciência. E, se deixasse, eu ia bem mais fundo, chegava lá na no início de tudo, ou talvez antes, no Big Bang. Normal, supernormal pra mim, mas é preciso aprender a se perguntar onde este monte de pensamentos está nos levando. A algum lugar, algum propósito?
    No fundo, é apenas pré ocupação em excesso mesmo.

    Mas um dia eu chego lá – e você também! É só virarmos monges budistas no nível do Dalai Lama e vai dar pra flutuar em nossas mentes de tão calmas e vazias que vão ficar. Hehe

    Sonhar é bom, não é?

    Abraço pr’ocê!

    • Maki  em maio 02, 2016

      Ih, conheço bem esse movimento, viu?
      E, ó, eu também sofria de ansiedade aguda (crônica, extrema… os nomes são tantos, né?) e sei como é você ficar se preocupando com mil coisas ao mesmo tempo, sem saber por onde sair.
      A verdade é que a gente não precisa virar monge budista pra conseguir um lugar de paz na mente! Eu tô aprendendo isso agora e já sei que é possível sem precisas abdicar das coisas que conheço pra isso (mas, sim, tenho que abrir mão das coisas que eu penso!).
      Enfim, força, que a gente consegue!

  3. Babi Lopes  em abril 25, 2016

    Maki, não querendo ser aquela chata mas já sendo… cê já pensou em meditação? Não funciona pra todo mundo e não é todo mundo que curte a ideia, você com certeza absoluta já conhece ou já deve ter experimentado…

    Não digo que é uma maravilha e funciona imediatamente, mas venho já há uns 2 meses reservando uns minutinhos pela manhã e tem sido bom. Não tentar parar de pensar completamente, mas sim parar de querer exercer um controle sobre a mente. Eu tive (tenho, hehe) problemas com pensamentos intrusivos ***muito*** ruins e meditar me ajuda a não entrar em pÂnico e ficar me culpando toda vez que um vem na minha cabeça.

    Você não disse que queria ou precisava desacelerar, pode ser que você nem curta essa ideia… mas decidi comentar de qualquer maneira. Vai que cê precisa, né? 🙂

    • Maki  em abril 25, 2016

      Oi, Babi, tudo bom?
      Imagina, não tem como você ser chata! De verdade!
      E ó, eu já tentei meditação mesmo por um bom tempo, mas agora faço um curso que me ajuda MUITO a lidar com isso. A ideia do post é justamente mostrar como a nossa mente é meio doida, sabe? Como ela não para nunca e como isso pode ser bem cansativo. Mas eu tô cuidando já! Pra mim, o mais importante é mudar um sistema de pensamento que me fazia muito mal e topando essa mudança, esse silêncio mental já vem junto!
      Mas brigada pela ideia de qualquer maneira, viu? E comente sempre! ♥