cotidiano

Eu sei que de memes e frases bregas a internet está cheia, mas tem uma frase de Ghandi que eu sempre gostei muito, e que talvez seja uma das mais famosas dele: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.

Não sei até que ponto as pessoas realmente entenderam – ou quiseram entender – o que o Ghandi disse, mas em um mundo onde as muitos acreditam que o ódio sempre vence, essa é uma lição mais do que essencial a ser aprendida.

os meus pensamentos influenciam o universo

Você já duvidou da sua própria importância? Você já teve que se defender porque achava que estava sendo atacada? Você já pensou coisas ruins sobre você mesma? Você acha que todas essas coisas tiveram alguma influência no mundo?

Eu posso te dizer com certeza: tiveram sim. Os seus pensamentos influenciam o universo. Já pensou nisso? Quantas vezes você se diminuiu e achou que não pegava nada? Que ‘tava certinho’ porque, afinal, você é esse monte de erros mesmo?

Poxa, não tenho dedos o suficiente pra contar quantas vezes eu achei isso de mim mesma.

Mas depois que eu comecei a olhar para isso de verdade – e vi provas – eu percebi como o que eu pensava influenciava aquilo que eu vivia. E não é só no nível O Segredo, da lei da atração – pensar coisas boas e atrair coisas boas e assim vai. É num nível muito mais profundo mesmo.

Eu já achei que não valia nada. Tem vezes que ainda acho. Que não me vejo digna de importância, que não acho que eu sou importante pra ninguém. Tem horas que o mundo parece tão mais valioso pras pessoas, né? O trabalho, o mercado, a reunião, o videogame, o jogo de futebol… Quem tem tempo pra prestar atenção em mim?

Eu mesma achava o mundo tão mais valioso que não prestava atenção em mim também.

E achava que era ‘de boa’ pensar um monte de besteira sobre mim, que não pegava nada, ninguém ia nem reparar. Mas, se você prestar atenção, a tal da lei da atração tem um pouco de verdade, e você só atrai as coisas que estão na mesma frequência que você. A física quântica tá aí pra não me deixar mentir.

Eu vi que pensar desse jeito fazia de mim um bonequinho de Lego numa terra de gigantes. Os outros eram sempre mais importantes do que eu, e, ainda assim, era só um grupo seleto de pessoas que tinham esse ar de importância. Aqueles que eu considerava ‘especiais’ pra mim, de alguma forma.

Caramba, se é assim mesmo, quer dizer que pro resto do mundo eu sou um nada? Um zero à esquerda? Um ninguém? Meu coração dói só de pensar nisso. Quer dizer que se a pessoa não tá perto de mim, de alguma forma, ela também não é importante?

Não, não consigo mais pensar assim. Todo mundo é importante. Você é importante. Tão importante quanto o cobrador do ônibus que te leva pra casa depois daquele dia infernal no trabalho. (E se você se encolheu ou fez cara feia ao pensar que você e o motorista de ônibus são importantes em igual proporção, tá na hora de você rever o que pensa sobre você [e sobre ele também]).

É arrogância achar que somos importantes? Achar que o que a gente pensa – e não o que a gente faz, veja bem – faz alguma diferença no universo? Se você quer saber: arrogância mesmo é pensar o contrário disso. Achar que você não vale nada, que nada do que você faz importa.

Arrogância é achar que o mundo é mais importante do que a gente. Que o seu trabalho tem mais valor do que o que você está sentindo naquele dia. Aliás, o que você está sentindo agora? É uma sensação gostosa, confortável? Se não for, logo aviso que não é verdade… E que você é digna de se sentir bem o tempo todo e de mudar as cenas que você não gosta na sua vida.

É. Os meus pensamentos influenciam o universo. E os seus também. Eu sou importante. E você também é. Tão importante quanto eu. Nem mais, nem menos. O ódio não tem espaço num lugar onde todas as pessoas reconhecem a própria importância.

Meu pai me falou mais de uma vez que eu deveria me ‘resumir a minha própria insignificância’. Por mim tempo, eu acreditei nisso. Que eu era insignificante. Que tanto faz eu estar no mundo ou não. Mas eu já sei que era muita arrogância da minha parte achar que a minha presença não fazia diferença. Ela faz. Muita.

A sua presença também. Meu Deus, como você é importante. Você pode mudar o mundo, se quiser. E não precisa ir pra África fazer trabalho voluntário (mas tudo bem se você quiser ir!). Dá pra gente mudar o mundo sem sair do lugar. Muda o que você pensa sobre você. E o universo responde de acordo. Eu garanto.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
7 Comentários
  1. Divana  em abril 05, 2016

    Oi Maki!

    Sabe aquela lei da ação e reação? Então, ela existe e está mais que comprovada.
    A partir do momento que você se sente diferente, as coisas começam a ficar diferentes, até mesmo a sua percepção com relação a elas… E estou dizendo isso porque tem uma frase num projeto que participo que diz o seguinte:
    “Tudo muda quando você muda”
    E isso não é à toa, ou pura coincidência, ou porque alguém percebeu e simplesmente escreveu: foi porque essa mudança foi sentida em você e ao redor.
    Ninguém é insignificante a ponto de não ser percebido por ninguém, mas quando mais pensamos que não somos percebidas, observadas, mais somos, e mais nos surpreendemos com os resultados e com as pessoas.
    Só queria dizer esse texto gigante, hahaha.

    Beijos e fique com Deus!
    Abraços! <3

    • Maki  em abril 05, 2016

      Oi, Divana!
      Sim, eu sei que a lei da atração existe! O que eu tô falando é que esse nosso poder de mudar o mundo (seja ao nosso redor ou longe da gente) é muito mais profundo do que isso.
      Mas eu concordo com o que você falou: quando a gente muda, o mundo muda com a gente. É uma questão da gente mudar a nossa própria perspectiva!
      Beijos!

  2. Aline  em abril 05, 2016

    Tudo que tenho que comentar sobre esse texto é: perfeito. E por mais engraçado que seja eu andei pensando nisso esses dias. Não adianta a gente se diminuir para agradar o outro, pois isso nos transforma em algo muito frágil e o mundo tem uma força enorme capaz de nos quebrar…

    • Maki  em abril 05, 2016

      Obrigada, Aline! ♥
      É exatamente isso. Não somos frágeis nem quebrantáveis. A nossa forma é muito maior que o mundo!

  3. fernanda vaz rocha  em abril 04, 2016

    Muito amô esse post! <3 <3 <3

    • Maki  em abril 05, 2016

      Obrigada ♥