cotidiano

Viajar é muito bom. Mas se tem uma coisa que eu aprendi sobre viagem, é que elas até podem ensinar muita coisa, mas outras ela simplesmente não muda. Eu acho incrível a capacidade humana de acreditar que só mudar de ambiente resolve uma vida.

Não vou mentir (nem quero!), eu já achei que mudar de lugar era tudo o que eu precisava pra ficar bem. Fugi pra França por cinco meses só pra perceber que voltei tão mal como quando eu sai do Brasil, se não pior.

3 coisas que não se resolvem com uma viagem

Não me entenda mal, eu amo viajar. Ainda quero visitar muitos lugares do mundo (o Japão que me aguarde), mas eu entendi que eu não posso colocar numa viagem, num passeio, nas férias, os motivos para ficar feliz. Viajar não me faz feliz. Nunca fez nem nunca fará.

Dói ler uma coisa dessas, né? Eu sei. Mas quando eu entendi que a minha Vida independe do mundo pra ser feliz, que ela é alegre não importa o que aconteça nesse lugar doido que a gente chama de ‘Terra’ e de ‘nossa casa’, viajar com o intuito de ‘ser feliz’ perde completamente o propósito. E não é só isso, têm mais algumas coisas que a gente acha que uma viagem resolve, mas não é bem assim.

  1. A sensação de solidão

Sabe quando você se sente super sozinha e acha que o problema é as pessoas com quem você anda, as coisas que você faz? Sabe aquela sensação de que você quer fazer mil programas diferentes que ninguém mais quer e você tem aquela certeza que se você for pra outro lugar vai encontrar pessoas com as mesmas vontades que você? Então… Sinto informar, mas essa solidão não vai embora só porque você mudou de bairro/cidade/estado/país.  A sensação pode parecer mascarada por um tempo, pode ficar escondida, mas acredite que ela continua ali, não importa onde você esteja.

  1. Os seus problemas

Todo mundo já pensou assim ‘ai, se eu fosse morar no lugar X resolveria todos os meus problemas’. ’Se eu mudasse pro lugar Y, eu estaria feita’. Não, miga. Os problemas vão te acompanhar onde quer que você esteja. Alterar o seu CEP não vai resolver coisa alguma. Você só vai mudar o tipo de problema (e talvez a língua em que eles acontecem).

  1. Quem você é

Quando eu fiz o meu intercâmbio pra Disney, eu ganhei uma camiseta que dizia assim: ‘Todo mundo volta diferente de uma viagem’. Naquele tempo, e até bem recentemente, eu pensei que isso era verdade. Uma viagem muda a gente. A gente amadurece, fica mais mente aberta, conhece outras culturas. Mas, apesar de tudo, a gente não muda com uma viagem. O que muda são as nossas ideias, os nossos pensamentos. Mas quem nós somos continua intacto.

A intenção aqui não é tirar a graça de viajar, de conhecer outros lugares. Todos nós somos livres para fazermos o que quisermos, quando quisermos e como quisermos! Porém, existe uma ideia de que viajar muda tudo, quando na realidade não muda nada.

O que, de fato, muda alguma coisa é você alterar a forma como você pensa, para ficar mais próxima de quem você é de verdade. Fazendo isso, a solidão vai embora (garanto!), e você percebe que nunca esteve/está/estará sozinha. Você não vê mais nada como um problema, apenas como mais uma cena que precisa se desenrolar. E você entende que quem você é de verdade continua perfeito e imutável, como sempre esteve e sempre estará.

O que eu quero dizer com isso é: não vamos mais fugir. O que a gente sente e as metas que a gente busca não mudam porque decidimos ir pro outro lado do mundo. A gente merece muito mais do que alguns dias de férias na Grécia achando que isso é o suficiente pra ‘recarregar as energias’ pelo próximo ano de trabalho estressante e cheio de ‘problemas’.

Você merece mais do que só mudar o corpo de lugar e achar que isso vai resolver a sua vida. Quer viajar? Viaje, conheça o mundo, faça o tudo o que você quer fazer. Mas leve com você essa sensação incrível que é sua, e que você pode sentir o tempo todo, mesmo sentada num escritório abafada correndo contra o tempo pra entregar o trabalho no prazo.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
3 Comentários
  1. […] (contudo, todavia), ainda não é fácil. Noutro dia li um texto em que a Maki, sua autora, falava sobre usarmos viagens como válvula de escape dos nossos […]

  2. Nicas  em março 13, 2016

    Enfim um post sobre viagens que não é mega romantizado! <3 Fiz intercâmbio também e todos os problemas estavam me esperando aqui na volta (alguns até cresceram). Também não acho que a gente muda tudo isso que as pessoas falam num viagem, as vezes a viagem só vai te impactar mesmo meses depois de acontecer, as vezes ela deixa uma sementinha ali que você vai desenvolvendo quando volta pra casa, quando pensa de volta no seu ambiente.

    E o maior problema de todos é que de longe a gente perde um pouco a perspectiva das coisas. É facil demais se perder.

    • Maki  em março 14, 2016

      Concordo. É muito fácil você se envolver com o ambiente e esquecer do resto da vida, sabe? Você fica ali, num mundinho paralelo e acha que todas as coisas estão se resolvendo sozinhas, quando, na verdade, tudo continua na sua mente, você tá só escondendo o que não quer ver.