pop

Se tem uma coisa que eu tenho feito exaustivamente nos últimos dias é assistir doramas. Eu fiquei realmente viciada nos dramas coreanos e tenho visto um atrás do outro. Além das histórias, o que eu mais tenho gostado em ver esse tipo de programa é como a minha visão sobre a vida mudou.

o que os doramas me ensinaram sobre honestidade

Principalmente, eu percebi a importância da honestidade para um relacionamento verdadeiro. Claro, em um programa de televisão ou um filme, se todo segredo é contado logo de cara, não tem porque montar um roteiro sobre isso. A história não vale ser contada, na visão de Hollywood. Se tudo fica às claras, então não tem motivo pra desenvolver todo um drama – literalmente – em cima disso.

Mas, a televisão e o cinema retratam, mesmo que de forma caricata e exagerada, os relacionamentos da vida real, e isso é o que me chamou mais atenção nos doramas. Quando falei sobre esse meu vício pela primeira vez aqui no blog, expliquei que o mais me chamou a atenção nos dramas coreanos é a inocência, a forma como tudo é muito mais ingênuo do que nas novelas brasileiras, por exemplo.

Por isso mesmo, os diálogos são muito mais desenvolvidos e a profundidade dos personagens, muito mais explorada. Os coreanos tem uma cultura diferente, muito rígida e com muita base na educação e no respeito. É tudo muito mais velado. E, por isso, a falta de honestidade é muito mais escancarada.

O que é honestidade pra você? Para mim, honestidade é manter o meu compromisso com a verdade. Não com a minha verdade, ou com a sua, mas com A Verdade. Com V maiúsculo. A única verdade. A Verdade sobre os fatos e sobre a Vida.

Em Falling for Innocence, Kang Min Ho, um empresário cruel e muito egoísta, começa a ter sentimentos pela Kim Soon Jung depois que passa por um transplante de coração e recebe, justamente, o coração do ex-noivo dela. A história inteira se baseia na descoberta desse segredo e se os sentimentos do Min Ho são verdadeiros ou só um ‘efeito colateral’ do transplante.

Por isso, ele faz tudo escondido dela. Tenta descobrir sobre a veracidade dos seus sentimentos sem envolvê-la diretamente. Não conta pra ela sobre a origem do seu coração novo, faz tudo por ela sem ela saber. Ele vê a situação toda como um verdadeiro problema na vida dele.

Em Healer, o Seo Jung Hoo tem uma profissão ingrata, ele é como um faz tudo que, por conta do trabalho, vive uma vida escondida. Ele mora sozinho numa fábrica abandonada, faz tudo à noite, com o rosto escondido, nunca revela a sua verdadeira identidade e assume uma personalidade totalmente diferente em prol de um trabalho. Ele mente e se esconde e até cuida da mulher que ele ama às escondidas. Como se isso fosse errado.

E o que isso tem a ver com honestidade? Absolutamente tudo! Desde quando cuidar dos outros é algo errado? Desde quando ser fiel ao que você é de verdade e o que você sente é algo condenável?

Por que esconder os nossos sentimentos e entrar num ‘jogo de conquista’ é o mais aceitável, mas ser direto e sincero assusta, afasta? Por que a gente precisa fingir que não gosta tanto assim e aceita fazer as coisas pelo outro e com o outro com limitações  – ‘encontrei ele ontem, ver hoje de novo é demais’, ‘melhor não falar assim, mas desse outro jeito pra não parecer que eu tô gostando dele mais do que ele de mim’ –, sempre com um pé atrás?

Mas isso é muito cansativo. É exaustivo e demanda um esforço hercúleo não ser honesto o tempo todo. ‘Ah, mas ninguém é assim, então por que eu vou ser diferente?’ Não é ser diferente, é ser verdadeiro, é estar sempre alinhado com quem você é de verdade, e não aceitar barganhas e concessões e aceitar que você é infinitamente mais do que as pessoas dizem e do que você pensa sobre você.

Uma das minhas partes preferidas de Healer – que também é um dos meus doramas favoritos até agora – é quando a Chae Young Shin descobri quem o Healer é e diz que vai continuar esperando por ele. O que ele é e o que ele faz não importa. Ela gosta dele pelo o que ela reconhece de honesto nele.

É incrível viver assim. Sendo honesta a todo momento, e reconhecendo que você sente de real não tem limites…. E que tudo bem não adaptar isso pra um molde bizarro que a sociedade diz que é ‘certo’.

Se essa distinção entre ‘certo‘ e ‘errado‘ é algo que existe mesmo na sua mente e uma crença forte assim, entenda que entre continuar fazendo vivendo cheia de limitações e sentindo as coisas sozinha, eu prefiro mil vezes viver do jeito errado.

Você já viu algum dorama? Já pensou sobre isso?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
8 Comentários
  1. Daniela  em novembro 16, 2017

    Muito feliz em encontrar seu Blog!! Parabéns pelo trabalho!! P.S Sim, adoro doramas e estou me organizando para começar um diário… 🙂

  2. Thaya  em fevereiro 26, 2016

    ADOREI SUAS DUAS MATÉRIAS SOBRE DORAMAS, POR DOIS MOTIVOS, PRIMEIRO ESTOU VICIADA E SEGUNDO VC DESCREVEU COMO SÃO MEUS SENTIMENTOS AO ASSISTI-LOS, PRINCIPALMENTE A COMPARAÇÃO COM A “PEAÇÃO”. eNFIM AMO DE PAIXÃO DORAMAS <3 SEGUE ENTÃO UMA RECOMENDAÇÃO, QUE ALÉM DE SER ROMÂNTICO ATÉ O ULTIMO FIO DE CABELO DA ALMA, TEM UMA TRILHA SONORA INCRIVEL: Bubblegum

    • Maki  em fevereiro 29, 2016

      Oi, Thaya!
      Que legal que você gostou, fico feliz! Indicação anotada! Vou assistir o que você me passou! Obrigada ♥

  3. Mariana  em fevereiro 25, 2016

    Acho que ainda não vi nenhum, mas lendo este post, fiquei curiosa.

    • Maki  em fevereiro 29, 2016

      AI, VEJA! Comece por Healer, por favor. É um dos melhores!

  4. annie Medina  em fevereiro 25, 2016

    Hey amei seu post e o que você escreveu. Eu amo a inocência e pureza que eles tratam nas histórias, e estou tão viciada, que faz uns 3 anos que não perco tempo com nossas novelas brasileiras e isso tem me feito um bem danado. E Healer tbm é meu amorzinho!

    • Maki  em fevereiro 29, 2016

      Oi, Annie!
      AFE, eu tenho espasmos só de pensar no quanto Healer é bom! E eu também tô muito viciada. Não consigo ver mais nada que não doramas! Eles são demais!