cotidiano

Na sua concepção, o que é ‘dar certo’? Quinta-feira passada eu falei muito sobre esse assunto e me deparei com um sentimento que eu senti que já tinha dado adeus: o medo.

Sim, eu mandei o medo praquele lugar há um tempo, mas não é como se tivesse me livrado dele por completo, da noite por dia. Tem horas que ele ainda aparece e semana passada me vi frente a frente com ele mais uma vez.

dar-certo

Engraçado que dessa fez não foi um medo do tipo ‘ai, meu deus, vai dar tudo errado’, mas sim um ‘ai, meu deus, e se tudo der certo?’.

Acho que talvez esse seja o maior problema em mudar. Pior do que o medo de falhar, pra mim, é o medo das coisas serem bem sucedidas. Tipo, eu já conheço a sensação de falhar, será que vou saber lidar com uma situação em que eu me dê bem?

Antes de mais nada, é preciso deixar bem claro: o que é ‘dar certo’? É as coisas saírem exatamente do jeito que eu imaginei? É eu ficar famosa com o blog e transformar ele no meu trabalho? É eu ter um emprego na Abril que paga bem?

Se ‘dar certo’ significa que tudo tem que sair exatamente como eu imagino, então eu já estou fadada ao fracasso. Se eu montei na minha cabeça uma ideia de como uma situação tem que se desenrolar, então eu já vou sair dela frustrada e irritada. Mesmo que não conscientemente.

O controle, amigas, é um belo de um FDP. No fim das contas, o planejamento também. Ter cada aspecto da sua vida planejado e controlado não abre espaço para atos espontâneos (tipo fazer uma tatuagem num bar! #sobrevivi) ou que a vida siga o seu fluxo.

É muita arrogância nossa achar que pode controlar tudo, ?

Então, sim, eu senti medo de que alguma coisa na minha vida (mais especificamente, o blog) desse certo. E fui lembrada que se essa noção fosse baseada nas ideias que eu tenho na minha cabeça, então eu estaria assinando o meu contrato de frustração eterna. E ia cair no loop: frustração>parar de postar>frustação>parar de fazer fotos>frustação… E assim vai.

Eu sou muito dessas. Caso um plano não saísse como eu imaginava, eu ficava desmotivada, sem saco. E desistia. Tem sido um verdadeiro treino sair desse hábito. Tem dado medo.

Mas tudo bem, eu tenho lidado bem com ele. Eu quero mesmo abdicar do controle e deixar a vida tomar o rumo que ela tem que tomar sem eu meter o bedelho no meio. Preciso ser sincera e dizer que desse jeito não tem dado muito certo, mesmo. Eu não tenho nada de valor a perder.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
8 Comentários
  1. Amanda  em novembro 11, 2015

    oI!
    AMEI SEU TEXTO, PROFUNDAMENTE. infelizmente – ou felizmente -, é bem como você disse, dar certo na maioria das vezes não é quando o que você planeja dá certo, mas quando vem algo do nada e puff! E você fica ali, sem saber o que fazer, mas o que acontece te deixa feliz.
    estou amando seu blog <3

    • Maki  em novembro 11, 2015

      Oi, Amanda!
      Ai que bom saber que você está gostando do blog! Fico feliz <3
      E sim, é bem isso mesmo. Você acha que 'dar certo' é o que vc planejou, colocou no papel, e isso acaba te fechando para aproveitar as surpresas, sabe?

  2. Lila  em novembro 10, 2015

    Bom dia Maki! Sei exatamente o que vc está falando!Muitas vezes planejo uma situação na minha cabeça da forma que (eu) acredito que seria melhor e quando algo sai do “script”,pronto!Fico irritada,jogo tudo p/ alto e depois,mais calma,percebo que mais uma vez falhei na minha tentativa de tentar controlar menos as coisas! Mas é isso…acredito que só pelo fato de estarmos tentando nos mudar,já somos vitoriosas! É um exercício constante,de vigia mesmo e,principalmente,de desprendimento! ô palavrinha difícil,né?! Ótima semana linda!

    • Maki  em novembro 11, 2015

      Ai, sim! Desprendimento acho que é a palavra-chave, né? Porque de nada adianta você ficar frustrada se as coisas não saíram como o planejado! Vai saber se o que aconteceu não era melhor do que o que vc tinha em mente,né?

  3. Bela  em novembro 09, 2015

    Acredito que o maior medo que temos é de que dê certo. Afinal, o não, nosso cérebro trata de deixar bem claro que é o que temos.
    Então, e se der certo?1 Tem que se tornar um tipo de mantra!

    • Maki  em novembro 11, 2015

      Nossa, isso mesmo! Um mantra.
      E concordo: acho que mais do que o medo de falhar, a gente morre de medo de que as coisas deem certo e que isso, de alguma maneira mude o status quo. Coisa de doido, né?

  4. Ketlin  em novembro 09, 2015

    é complicado “desapegar” do medo, muitas e muitas situações nos deixam com a insegurança no nível mais alto, passei por algumas experiências assim também, tive que reaprender a me amar para poder me sentir segura e amar outra pessoa. Mas é evoluindo cada dia que as coisas vão se ajeitando… e isso é um processo lento, mas que com o tempo dá bons sinais.bjs!

    • Maki  em novembro 09, 2015

      Oi, Ketlin!
      Sim, você tem razão, com o tempo tudo acontece como deveria acontecer. É um processo mesmo!
      Beijos!