inspiração

Dia desses me peguei pensando em como o meu estilo mudou no último ano. Sim, isso tem muito a ver com as mudanças que rolaram na minha mente, com a minha melhora, com a redescoberta de mim mesma.

moda-é-expressão

Eu sempre achei que era uma pessoa apaixonada por moda. Mas agora eu vejo que não era bem assim. Eu era apaixonada pela ideia de glamour que a moda trazia. Pela ideia de ser bem vestida e bem-sucedida, pela ideia de causar inveja nas outras pessoas por causa de um look que eu estava usando.

Isso, na real, era só um equívoco da minha cabeça. Tudo o que eu queria mesmo era me sentir aceita, era que as pessoas me admirassem de alguma maneira e que eu, de certa forma, fosse inserida no grupo das meninas cool por conta disso.

Mas eu nunca seria aceita se continuasse fingindo ser algo que eu não sou de verdade. Se eu continuasse mentindo.

Uma coisa que eu sempre insisti em falar é que sempre vi a moda como uma forma de expressão. E ela é mesmo. Talvez a mais clara de todas! É muito fácil entender sobre a pessoa levando em conta o que ela está usando.

É até possível saber sobre a pessoa quando ela está usando roupas que não têm nada a ver com ela. O desconforto é claro. E eu sempre me senti assim, meio desconfortável.

Desde que comecei a fazer o armário-cápsula, percebi como a moda pode expressar muito bem quem a gente é, o tipo de vida que a gente leva, o nosso tipo de trabalho, as nossas influências. Tudo mesmo! É tipo um livro, basta estar disponível o suficiente para lê-lo.

Com o passar do tempo, eu fui limpando da mente essas ideias de que tinha que ser igual às outras pessoas para me adaptar, me vestir igual a elas para conseguir o meu lugar no mundo, e adotei uma postura de amor próprio: vou descobrir quem eu sou para que isso fique claro do ‘lado de fora’ e eu atraia as pessoas que se identifiquem com isso.

A moda é arte. Arte no sentido de que, quando inspirada, possui uma intenção real de comunicar. Você não precisa de palavras para passar uma sensação, entende? O que você veste pode fazer isso por você.

Eu acredito que isso é o que eu mais gosto na moda: ver nas roupas uma forma de comunicação verdadeira e sincera. É possível passar algo para as pessoas através do que você usa.

Então, é isso que eu comecei a fazer. A pensar no que eu quero comunicar quando me visto. No tipo de arte que eu estou fazendo. Comentei que a minha inspiração para o guarda-roupa cápsula foi o movimento grunge, com o qual me identifico demais. Isso, claro, já diz muito sobre mim.

Mas mais do que a inspiração que eu tirei do mundo para criar o meu look do dia, está a minha intenção em comunicar algo diferente: principalmente, que eu sou uma pessoa que está disponível para o que os outros precisarem, que eu sou como todo mundo, que uso roupas confortáveis e básicas, que fala ‘trampo’ e escuta One Direction, Guns’N Roses, Blink 182 e todas as variações que estão entre essas bandas, que detesta salto e que usa os mesmos cinco produtos de maquiagem todos os dias.

E eu posso garantir que a missão tem sido muito bem sucedida. Mais do que eu imaginei que seria.

O que você acha? Também vê a moda como uma forma de expressão?

 

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
10 Comentários
  1. Ana Blue  em dezembro 12, 2015

    Quando li: “era apaixonada pela ideia de glamour que a moda trazia. Pela ideia de ser bem vestida e bem-sucedida, pela ideia de causar inveja nas outras pessoas por causa de um look que eu estava usando.”
    Super lembrei de quando comecei a estudar moda na faculdade e via todas as meninas/meninos/estudantes só falando disso quando se apresentavam no primeiro dia….

    “Tudo o que eu queria mesmo era me sentir aceita, era que as pessoas me admirassem de alguma maneira e que eu, de certa forma, fosse inserida no grupo das meninas cool por conta disso.”

    E mais uma vez, relembrei dos meus 4 anos na faculdade de moda, de todos os tipos de pessoas que cursaram comigo (as que ficaram e as que desistiram)..
    A moda, superficialmente, carrega esse glamour que vende pra $%%$&%¨&¨&¨*@, essa coisa mais fútil e lucrativa.
    Sempre tive um “argh” contra isso, moda é tão incrível se focar que ela mexe com pessoas e mundos como a arte, em expressar, criar questionamentos.. acho tão incrível isso <3

    Quando eu era criança, eu usava muito rosa. depois fui pra uma fase azul turquesa. foi chegar na adolescência…. era preto todo dia (e aquela franja, lápis no olho, unhas pretas….) hahaha..

    Com o tempo, foi amadurecendo, me conhecendo, conseguindo interpretar pelas cores, tecidos e modelagens o que elas poderiam significar para mim para me ajudar a me expressar…. <3 e é tão mágico isso… haha

    sempre gostei muito de identificar nas pessoas qual a inspiração que ela teve para o estilo que gosta de seguir, para a composição do look… e assim vai.. ♥

    http://9dadesasolta.com

    • Maki  em dezembro 13, 2015

      É muito mágico mesmo. Até hoje eu ainda tô me descobrindo com a moda, e isso é muito legal. A cada momento você entende mais quem você é e o que você gosta e não gosta.
      <3 Obrigada pelos comentários!

  2. patx fialho  em outubro 30, 2015

    Oi, Maki.
    Tudo bem?
    hoje acordei pensando exatamente isso!
    eu estou há 1 ano e 4 meses sem tv (nem aberta, nem a cabo) e nos adaptamos (eu e minha filha de 9 anos) numa boa.
    nós combinamos de não comprar nenhuma peça de roupa nem sapato em 2015 e conseguimos!. e também estamos adequando nossos armários (só tem o que realmente usamos).
    E curioso que a família, os amigos, colegas de trabalho, todos têm conversado sobre isso. é um assunto constante. as pessoas querem mudar pro interior, fazer algo pela comunidade, tentado ser feliz no trabalho e abrindo mão de promoções e $$$.
    acho que é influência de the walking dead…hahaha..
    bj pra você.
    deus te abençoe.

    • Maki  em outubro 30, 2015

      Oi, Pat!
      Olha só, que legal! E esse é um exemplo super bacana que você pra sua pequena, ela aprende a dar valor para o que importa de verdade né? Olha se for influência de Walking Dead… que não venha acompanhada dos zumbis! ahah
      Beijos

  3. Josiane  em outubro 29, 2015

    Nossa, seus textos tem me feito refletir mesmo!
    Tô aqui agora confusa, pois sou apaixonada por moda desde que me entendo como ser pensante, contudo tenho problema de auto estima e afins, logo quero ser aceita pelos outros.
    Então a dúvida está latente agora, amo pq sim ou estou tentando impressionar as pessoas ao meu redor?

    • Maki  em outubro 30, 2015

      É uma pergunta muito boa, Josiane! E vale muito você olhar pra isso, questionar mesmo e tentar entender de onde vem o seu gosto pela moda. Tudo bem gostar dela, mas aplique pelos motivos certos, sabe? E não para agradar outra pessoa ou se sentir aceita.

  4. Camila Faria  em outubro 28, 2015

    Eu me identifiquei com o post Maki porque eu nunca fui apaixonada por moda, mas sempre admirei o que ela pode fazer por todos nós. Isso de se sentir mais confortável dentro do próprio corpo, de conseguir transmitir uma mensagem, um sentimento através das roupas… Isso é mágico!

    • Maki  em outubro 28, 2015

      É tão importante se sentir confortável no próprio corpo, né? Porque, pra mim, pelo menos, nada faz sentido, nada funciona se eu não estiver me sentindo bem! Achei demais que você e a Paula (do comentário anterior) sitaram mágica pra se referir a esse assunto. Define bem o tema!

  5. Paula  em outubro 28, 2015

    Oi, Maki!
    Adorei o texto!!!:) Eu acho uma delícia a construção de um estilo próprio, pegando referências de um movimento ou outro, de um personagem que a gente ama ou até mesmo de um lugar! Isso faz a gente se sentir especial, one of a kind! Rs E é uma coisinha nossa, da gente com a gente, que não precisa ser explicada para ninguém, mas que fala por si só! Isso tudo pra mim é tão mágico, uma daquelas pequenas alegrias secretas que eu alimento no meu dia-a-dia. E eu acho que é isso que a moda tem que trazer para a nossa vida: MÁGICA, ou então não vai ter a menor graça!!!:P
    Beijos, Paula.

    • Maki  em outubro 28, 2015

      Oi, Paula!
      Nossa, eu AMEI o seu comentário. É exatamente, a moda tem que trazer mágica pra nossa vida. Se a gente tenta ficar igual a todo mundo, cadê a mágica? Ela some mesmo!