cotidiano

Para mim, escrever sempre foi um hábito muito natural. Bastava papel e caneta pra eu sair escrevendo páginas e mais páginas, sem nem pensar duas vezes. Porém, eu sei que não é todo mundo que tem a mesma facilidade que eu, e, por isso, pode ser um verdadeiro problema ter que sentar para escrever uma mensagem no Facebook, que seja.

como-escrever-bem

Como jornalista, eu treinei a inda mais essa minha aptidão natural para escrever bem – e acho que isso é a chave de tudo -, mas existem algumas dicas para melhorar a escrita que eu gostaria de dividir com você:

1.Treine muito
E quando você achar que treinou o suficiente, treine mais um bocado de tempo. Não adianta, gente, como tudo nessa vida, você precisa praticar, e muito, para desenvolver uma boa escrita. Não adianta escrever só nas redes sociais e reclamar que os seus textos pra faculdade estão ruins. Tem que sentar e treinar muito.

2.Leia mais ainda
Sabe quando alguém diz que para escrever bem, você precisa ler muito? Pois é, a princípio isso parece não fazer sentido algum, mas é verdade. Quanto mais você lê, melhor a sua escrita, porque você explora diferentes usos da linguagem, aprende novas palavras e como contextualizar um assunto, por exemplo. Portanto, aposte muito na leitura para ajudar na hora de colocar os pensamentos no papel.

3.Aprenda a editar
Quando você escreve um primeiro texto, tenha certeza que ele não está bom. O primeiro rascunho é sempre o mais bagunçado, o com mais errinhos, repetições de palavras. Aprenda a ler e reler o seu texto quantas vezes for preciso para ele ficar bacana. Eu mesma leio cada post pro blog umas quatro vezes (e ainda assim, tem vezes que passam uns errinhos).

Vale lembrar também que os olhos cansam bem rápido, então é válido você escrever um texto, dar uma pausa de alguns minutos e depois voltar para ele. Eu tenho o costume de fazer isso também! Ajuda bastante!

Você tem alguma dica para escrever melhor?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
6 Comentários
  1. caroline sena  em outubro 31, 2015

    Dicas ótimas.

    eu sempre leio meu texto umas 10 vezes antes de postar, rsrs

    • Maki  em novembro 02, 2015

      Eu também! é a melhor forma de editar, eu acho

  2. Camila  em outubro 23, 2015

    Eu sempre fui mais leitura que escritora e esse ano, há uns 2 meses, resolvi criar meu primeiro blog. Sou engenheira e tenho zero experiência com escrita, mas sempre me incomodei com erros que via no trabalho.
    Com o blog eu resolvi fazer um curso de escrita e tem sido maravilho. Tenho aprendido bastante 🙂
    Nunca pensei que fosse gostar tanto de escrever e, o melhor, de perder a vergonha.
    Um beijo!

    • Maki  em outubro 23, 2015

      Camila, que incrível! Escrever, pra mim, é uma verdadeira terapia! Eu amo e tenho certeza que você vai se sair superbem! É só treinar e escrever o que vem do coração. 🙂

  3. Re Vitrola  em outubro 23, 2015

    Essa dica de ler um tempo depois é excelente. Eu sempre acho um errinho ou outro quando leio o texto horas depois!

    E claro, praticar e praticar!
    Ótimas dicas 🙂