cotidiano

Eu ando pensando muito em excesso de informação. Você já reparou como nós criamos uma necessidade quase que patológica de querer saber tudo sobre tudo o tempo inteiro? Vide as redes sociais: é impossível você não se perder atualizando o feed e consumindo todo tipo de informação (das mais bobinhas as mais sérias).

excesso-de-informação-1

Mas, na real, o quanto a gente precisa mesmo saber de tudo isso? Eu lembro que quando li Trabalhe 4 Horas por Semana, do Tim Ferris, eu fiquei escandalizada quando ele disse que só se atualiza nos assuntos do mundo quando conversa com alguém e que isso é uma forma de ele manter o foco. Para uma jornalista, isso foi quase uma ofensa pessoal. Mas quando ele lançou o desafio para o leitor, eu pensei que, talvez, não fosse tão ruim assim. Tanto que até mesmo fiz uma semana de detox de tudo isso.

É um baque entender que a gente não precisa saber de coisa alguma. Um que eu ainda estou tentando entender.

Viciada na internet como sou, ando com sérios problemas em, justamente, filtrar o que eu consumo de informação e não deixar que isso faça a minha cabeça doer no final do dia. Então pensei em algumas dicas que podem ser um verdadeiro passo a passo para melhorar esse problema. Vou me comprometer a tentar colocar em prática o máximo deles!

  1. Tirar uma hora do dia para esvaziar a cabeça e colocar tudo o que estou pensando no papel
  2. Fazer uma lista de prioridades com o que deve ser feito no dia
  3. Esquecer a multitarefa: é impossível fazer duas coisas bem feitas ao mesmo tempo
  4. Deixar o celular bem longe do computador enquanto eu trabalho
  5. Filtrar o que eu leio: tirar jornais e revistas em excesso do feed do Twitter e Facebook
  6. Separar uma hora (ou duas) por dia para go crazy nas redes sociais
  7. Passar menos tempo com o email aberto
    E, um bônus mais do que importante e muito especial:
  8. Parar de usar o celular uma hora antes de dormir.

Esse último eu preciso começar a colocar em prática imediatamente, porque sei como isso tem afetado o meu sono e a minha disposição na hora de acordar. Tá difícil, mas eu vou tentar ao máximo, pelo bem nação!

O que vocês fazem pra evitar esse problema?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
6 Comentários
  1. Camylla  em outubro 16, 2015

    oi, olha eu de novo! falei que voltaria 🙂

    eu tenho mania de ir dormir mexendo no celular e quando me dou conta, já são 23h, bem acima do horário que eu gosto de dormir todos os dias – por volta de 21h. é algo que preciso parar de fazer já!

    adorei o post 🙂
    beijo,
    http://www.keepcamy.com

    • Maki  em outubro 16, 2015

      Ai, sim!!!!!
      Eu faço a mesma coisa. deito às dez e quando vejo são quase meia noite! Não dá, gente!

  2. Stephanie Ferreira  em outubro 15, 2015

    Eu comecei a seguir estas dicas há alguns meses atras, quando reformei meu home office e analisei o que estava me tornando menos produtiva.
    Agora eu trabalho longe do celular, tiro um tempo pra jogar, filtrei o que vejo e tudo o resto.
    Post ótimo! Um beijo

    • Maki  em outubro 15, 2015

      Oi, Stephanie!
      Poxa que bom! Eu preciso mesmo seguir o seu exemplo, porque pra mim ainda está complicado! Ahahaha, mas estou tentando, né. Uma hora eu chego lá!
      Beijos!

  3. K.  em outubro 15, 2015

    Ai Maki, to tentando mudar alguns hábitos em relação a internet pra viver melhor, mas admito que tá complicado. Isso de usar o celular antes de dormir é super cilada, né? Quando a gente vê o tempo passou, já atrasamos o sono e enfim. É o que tá no topo da minha lista pra abolir, haha

    • Maki  em outubro 15, 2015

      K, super te entendo. Mas meu, ontem eu tentei essa coisa de não usar o celular na cama e MANO acordei muito bem hoje. Na hora, sem problema nenhuma, sem apertar o botão soneca. Rola só aquela dúvida se teve algo a ver mesmo ou se foi puramente psicológico (ó o vício falando!)