inspiração

armário cápsula desancorando

eu já falei muitas vezes aqui sobre o armário cápsula, você sabe. mas, achei que seria bem legal se eu começasse a mostrar a parte mecânica da coisa mesmo, como você pode fazer para criar um armário cápsula, se esse for o seu desejo.

parece muito mais complicado do que é de verdade, apesar de ser mesmo bem trabalhoso. mas, como eu já comentei antes, é uma experiência incrível e que ajuda bastante no processo de autoconhecimento. então, hoje a gente vai aprender um pouquinho sobre os passos iniciais: por onde começar com o armário cápsula?

1.saiba a sua meta

mudar o seu guarda-roupa dessa maneira é abrir mão do consumo vazio, daquela coisa de comprar-por-comprar. se você quer manter o projeto direitinho, é legal pensar em uma meta que te ajude e te lembre do porquê você está fazendo isso, tipo fazer uma viagem legal, comprar um computador novo, ou só ter mais consciência sobre a forma como você usa o seu dinheiro… isso vai servir de motivação para quando você sair de casa e sentir aquela tentação de comprar a blusa baratinha da loja X.

2.organize o armário

‘nossa, mas agora? Antes de fazer o planejamento?’ sim, agora. já! separe um dia e organize muito bem o seu guarda-roupa. não precisa tirar nada de lá ainda, mas a questão é você ver o que tem lá dentro e como as suas roupas estão dispostas. conheça o que você tem no armário e tente já reparar no que você usa mais ou menos. você vai perceber como é fácil definir o seu estilo quando sabe quais roupas têm o costume de usar sempre e quais evita ao máximo.

 

armario-capsula-desancorando-2

3.pense nos hábitos

o que você faz durante a semana? você trabalha de casa ou em um escritório? vai para a academia de manhã ou de noite? sai com os amigos durante a semana? e os seus finais de semana? como são? pense, com o maior número de detalhes possível, sobre a sua rotina e o que ela demanda. por exemplo, eu ando muito, já que não dirijo, por isso não uso nunca saltos ou roupas justas demais no dia a dia. preciso de conforto por conta disso, entende?

4.crie um mural de inspiração

você tem uma meta, tem uma ideia bem clara do que tem no seu armário, analisou a sua rotina… e agora? hora de buscar referências. se você for como eu, corre pro Pinterest e cria um mural com inspirações de looks com os quais você se identifica. mas ó, você tem que ser super honesta: nada de colocar uma produção mega chique, com salto alto e paetês, se você nunca usou nenhuma dessas duas coisas na vida. pense nos looks que você gostaria de usar, em que você se vê, e, claro, leve em consideração a temporada e o seu dia a dia. se estamos na primavera, esqueça os looks de outono/inverno – não crie uma referência que pode causar frustração no futuro. afinal, você queria muito usar um look com meia-calça como aquele, mas faz 35º na primavera onde você mora. analise cada imagem com cuidado, cada combinação com carinho e tenha certeza que isso te representa e que é algo que você gostaria de usar antes de jogar na sua pastinha.

pronto! agora, munida dessas 4 coisinhas você pode, enfim, começar a pensar sobre o seu guarda-roupa cápsula. aí começa o processo de tirar e pôr o que você precisa para ficar de acordo com o seu estilo e quem você é de verdade.

 

armario-capsula-desancorando

e aí? teve alguma dificuldade nesse processo? me conta nos comentários ♥

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
18 Comentários
  1. Carla  em agosto 21, 2018

    Como posso começar? rsrs totalmente perdida amo roupas

    • Maki  em agosto 31, 2018

      acho que o post já te ajuda com isso, né? <3

  2. Anne  em fevereiro 27, 2018

    Oi! Eu moro em uma cidade que faz calor o ano inteiro, sem exagero. Mesmo quando está chovendo faz calor. Então eu sempre estou de camiseta e havaianas… E isso me incomoda… Mas meus pés suam demais, e, por mais cuidados que eu tenha, se usar muito sapato fechado, tenho chulé. Eu gosto de usar vestidos, mas, como minhas coxas são grossas, elas roçam e tenho que usar vestidos mais longos, pra poder usar os shortinhos por baixo… Ainda por conta do Calor, sobreposições são completamente inviáveis, oq limita ainda mais as minhas possibildades… Enfim… Eu tô bem desestimulada de comprar roupas e mesmo de me arrumar, pq 30 minutos na rua e toda a nossa cara tá derretendo, e a única coisa que se quer ao chegar em casa é um belo banho. Desculpa o desabafo… Sugestões? 😁

    • Sil  em março 10, 2018

      Oi, Anne, posso me meter? rsrs
      Então, menina…
      Vc pode usar vestidos mais curtos com o shortinho por baixo, sim. Vão preservar suas coxas e deixar td no lugar. (eu uso!)
      Dá pra usar short com blusinha, saias de todos os modelos, regata soltinha… poxa, aproveita esse calor de onde vc mora.
      Passei o começo do ano todo no interiorzão da Bahia, pense no calor! Meus looks eram basicamente esses q sugeri pra vc 😉
      Quanto aos sapatos, tem modelos lindos de rasteirinhas, que prendem no tornozelo… evitam o chulé e dão um ar mais arrumadinho.
      Espero ter ajudado 😘😘

    • Amanda Lopes  em maio 02, 2018

      Meu caso é o mesmo que o seu. Moro em Salvador, na Bahia e aqui sempre está calor. Independente da estação. Tenho Hiperidrose palmar e plantar. (Suor excessivo nas mãos e pés), amo tênis, trabalho de tênis e sempre fico com chulé :/.

  3. Catarina natally  em janeiro 11, 2018

    Oi maki , emagreci é vou ter que trocar todo o meu guarda roupas , ja tenho em mente como quero me vestir , mas , infelizmente , terei que gastar .

    • Roxy  em julho 18, 2018

      Já pensou em buscar peças de brechó? Ótima dica! Eu faço 😊 Depois que virei vegana emagreci e meu armário baixou 2 números hehe
      Vale super a pena ir á brechós! A três dias levei um vestido lá e troquei por uma calça jeans linda! Espero ter ajudado! Moro em Balneário Camboriú/SC.

  4. Inês Matilde Saccomori Lopes  em setembro 12, 2017

    Bom dia! Eu preciso urgente fazer isso! Estou entulhada de blusas, e tudo o mais. Já fiz uma limpa nos calçados mas vejo que tenho que mexer novamente. Separei os mais confortáveis para festas e reuniões. Eu doo tudo o que separo. Coloco em caixas fecho e não abro mais. E aí que mora o perigo! Tenho que me livrar rapidamente. Tenho que organizar minha roupas de inverno. Minhas roupas de verão. Muuuuita coisa não uso mais faz tempo! Eu gosto mais das roupas velhas do que das novas. Não compro. Ganho e trouco roupas com amigas mas vai saturando o closet. Tenho que esperar um dia friozinho pra ficar no closet, de preferência com chuva! Vou fazer! Preciso urgentemente!! Sem dó nem piedade!

  5. Janzdete  em novembro 01, 2016

    Quero fazer esse armário. Mas não sei como. Sou uma pessoa simples. Só me arrumo para festá e quando ou pra igreja. Não trabalho fora. Mas saio para resolver assuntos referentes a igreja como visita nas casas. Hospitais etc. Gasto muito roupas. Me ajude.

    • Maki  em novembro 06, 2016

      oi, Janzdete, tudo bom? olha, só me contando um pouco sobre o que você faz, já dá pra ter uma ideia do que você deve priorizar na sua vida. é uma questão agora de procurar roupas que se encaixem nessa sua rotina e que combinem com o que você gosta! sabendo o que você faz no dia a dia dá para saber o tipo de roupa que você mais gosta de usar, é uma questão de colocar isso em primeiro lugar!

  6. Stephany  em novembro 23, 2015

    Eu comecei o AC dia 15/11 e a parte que eu tive mais dificuldade foi organizar o armário! As peças que eu gostaria de usar não deram nem 30 e aí ferrou. Estou adiando essa etapa ainda, por enquanto estou usando as peças que eu tenho na minha cabeça que farão parte :/

    Ótimo post, bjs

    • Maki  em novembro 23, 2015

      Stephany, essa parte é bem complicada mesmo! Mas não se prende no número, viu? Ele é só um detalhe. Foca no que você quer usar MESMO e vai tirando aos poucos o que não vai ficar 🙂

  7. Taiga Scaramussa  em novembro 04, 2015

    Estamos juntas nessa! 😉

    no ano retrasado fiquei uns meses sem comprar. o desafio era de um ano, mas parei bem antes por perceber que o meu guarda-roupas era completamente diferente do que eu havia me tornado, precisava dar uma renovada. PAssei a comprar compulsivamente, na esperança de achar ‘meu estilo’ e, mais uma vez, me vi sem ter o que usar, ou melhor, sem gostar do que tinha. Foi aí que então percebi que o minimalismo resolveria não só o meu guarda-roupas, mas toda a minha perspectiva de vida, consumo, etc. estou para me mudar, sair da república onde divido com mais 3 meninas e morar num apto só pra mim. a ideia é finalmente colocar em prática tudo: alimentação nova, hábitos novos e um guarda-roupa minimalista.
    estou adorando acompanhar suas publicações e youtube.
    Beijos

    • Maki  em novembro 04, 2015

      Oi, Taiga!
      Que bom que você está gostando, fico feliz!
      Pois é, eu amo o armário-cápsula. Me ajudou a entender muito quem eu sou e como é o meu estilo (tanto de moda quanto de vida!), agora estou tentando adquirir outros hábitos nesse estilo pra viver o meu máximo, sempre!
      Beijos!

  8. Bruna Guedes  em setembro 30, 2015

    Super amei essa ideia haha
    ajuda em todos sentidos: em economizar, na organização e na facilidade na hora de escolher uma roupa *-*
    Tentarei ao máximo fazer isso quando tiver a minha casa e for dona do meu nariz – e do meu dinheiro ♥
    beijos
    Ganurb

    • Maki  em setembro 30, 2015

      Oi, Bruna!
      Que bom que você gostou, fico feliz! E é muito bom pra tudo isso mesmo! Ainda mais quando você tem o próprio cantinho pra deixar do jeito que você quer e de acordo com quem você é!
      Beijos!

  9. Ana Maria  em setembro 30, 2015

    Adorei as dicas!
    acho muito legal a ideia de um armário cápsula, já pensei em começar, mas não sei, tenho muito dó de deixar algumas roupas “esquecidas”. estou tentando enxugar meu guarda-roupa ao máximo, quem sabe daqui algum tempo eu não consigo encarar o armário cápsula!
    beijo

    http://brigadeirodeamora.blogspot.com.br/

    • Maki  em setembro 30, 2015

      Oi, Ana!
      Pois é, isso acontece mesmo! Mas, ó, você faz só se tiver a ver com você e com o seu estilo de vida mesmo! O mais importante é que o seu armário represente quem você é, entende? Beijos!