inspiração

Desde que eu comecei com essa história de armário cápsula, repensei muito a minha relação com o consumo, até porque, antes, eu tinha certeza que lidava super bem com isso..

Eu nunca fui uma pessoa mega consumista, mas já tive os meus momentos de compras desenfreadas. E, como talvez todo mundo planeta, já comprei muita coisa errada, que não tinha nada a ver comigo, só porque estava ‘na moda’ e ‘todo mundo estava usando’.

consumo-consciente

Mas, com essa mudança tão radical no guarda-roupa, eu vi o quanto o ato de comprar é automático e rotineiro e você não comprar nada por algum tempo pode até ser visto como estranho (been there, done that).

Com tudo isso, eu comecei a me envolver cada vez mais com o conceito de consumo consciente, e é algo que estou tentando aplicar na minha vida cada dia mais. Basicamente, o consumo consciente consiste em saber o que você está comprando, como está comprando e por que.

Ah, e vale lembrar a resposta para o ‘o quê?’ não é ‘uma blusa’ ou ‘uma saia’, mas sim, ‘uma peça de fast fashion feita em condições de trabalho injustas’ ou ‘uma peça de qualidade feita com material bom em indústria nacional’. Sabe?

Não é fácil, confesso. Quando eu montei o meu guarda-roupa cápsula, comecei a aplicar esse conceito comprando uma calça da Cavalera, que não só é uma marca nacional, como mais cara do que eu estou acostumada a consumir. Mas, queria uma peça de qualidade maior e que tivesse uma durabilidade bem melhor do que as calças que eu comprava na Zara. Para mim, essa foi uma compra muito mais consciente do que o normal.

É um treino, de verdade, mas eu entendo, agora, como gastar o dinheiro com roupas é um investimento em mim mesma e como é bacana pensar um pouco mais na hora de me vestir e usar peças boas que estão de acordo com o meu estilo pessoal.

Eu acho que marcas como a própria Zara e a Forever 21 criam um ambiente e uma cultura de consumo gigantes, em que sair da loja sem nada é quase um pecado (e, acredite, eu ainda não saí ilesa dessas lojas), porque os preços são mais baixos e as peças são ‘cool’. Mas é bem mais legal pensar no retorno desse investimento e como, num quadro geral das coisas, ele influencia o mercado e a economia. Afinal, nenhuma de nós mora isolada numa ilha, ?

Com tudo isso, não quero dizer que vou abdicar de uma vez por todas essas marcas do meu armário, até porque ainda não adquiri totalmente uma cultura de consumo consciente, é algo que estou aprendendo aos poucos, ao mesmo tempo que aprendo a lidar melhor com grana, mas quero diminuir esse consumo vazio e convidar você a fazer o mesmo!

Vamos pensar um pouquinho mais sobre o que estamos comprando? Você já parou para pensar nesse assunto? Conhecia o conceito de consumo consciente? Me conta!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!