cotidiano

Desde que comecei a trabalhar de casa, descobri uma dificuldade gigantesca: sair das redes sociais.

Como (quase) todo mundo, tenho um smartphone com acesso à internet e todas as redes sociais, e, eu confesso, sou bem viciadinha nesses bichinhos. Quando trabalhava em um escritório, conseguia me controlar melhor, afinal, eu estava naquele lugar justamente para trabalhar, não dava pra ficar mil horas no Facebook.

adeus-redes-sociais

Mas, em casa, não existe essa distinção, e tinham horas que eu tava checando o Snapchat (me adicionem lá: makidemingo) enquanto olhava o Facebook no computador. OI? Não dá, né? Eu fazia o que precisava, claro, mas estava levando o dobro do tempo porque não conseguia não olhar as redes, principalmente o FB e o Twitter, entre um corte de foto e outro.

Tava realmente insuportável esse meu vício e eu não conseguia nem mais andar na rua sem olhar o celular a cada parada no farol. Era capaz de ser atropelada e atualizar o status com a notícia na mesma hora, pelo jeito que as coisas estavam indo.

Vocês já ouviram falar de FOMO, né? Fear of Missing Out, ou medo de estar perdendo alguma coisa. As redes sociais são total causadoras dessa paranoia de que você não está fazendo alguma coisa que deveria/gostaria de fazer, e eu tava sentindo muito isso. Lembro até de uma matéria que eu li na Glamour de março deste ano, que explicava uma síndrome derivada, chamada FODA (que nome propício, não?), Fear of Doing Anything. Você acha que está perdendo alguma coisa, tem medo de ficar offline por causa disso (Fear of Being OfflineFOBO), mas por estar hiper conectado, tem medo de fazer qualquer outra coisa por conta da enxurrada de opções. Eu percebi que estava no segundo patamar dessa brincadeira toda.

Daí eu decidi usar uma técnica de produtividade que tem me ajudado DEMAIS com isso, mas a verdadeira experiência foi ABANDONAR as redes sociais por quatro dias (desde o último sábado).

DAM DAM DAM (*música de suspense/temor*)

Foi bem mais fácil do que eu imaginava, preciso dizer. Claro, não abandonei as redes por total até por conta do blog, mas fiquei orgulhosa em seguir direitinho a minha regra de não olhar nenhuma timeline, NE-NHU-MA, pelo máximo de tempo possível. Nem mesmo olhar o Feedly com os links do dia/semana/mês. Fiz uma postagenzinha ou outra ali, mas se vocês me perguntarem o que aconteceu nesses quatro dias em qualquer uma das redes, eu não vou saber dizer (yay!).

Foi um detox verdadeiro. No primeiro dia, logo senti uma coceirinha de pegar o telefone o tempo todo para ver qualquer rede que fosse (beijos, Snapchat, seu lindo!), mas resisti bravamente o fim de semana.

Nos últimos dias também trabalhei bastante, então nem percebi a distância das redes, a não ser em alguns momentos. Queria até dividir com vocês algumas coisas que eu percebi:

  1. Eu fiquei verdadeiramente entediada quando fazia uma pausa entre um trabalho e outro e não entrava no Twitter, por exemplo
  2. Dá uma certa neura não saber de nada que está acontecendo no mundo…
  3. … Mas também dá um certo alívio
  4. Eu nunca estive tão concentrada e centrada quanto nesses quatro dias
  5. Mas estou sentindo falta de dar uma checada rapidinha em algumas redes
  6. Eu me senti mais criativa e menos propensa a tirar ideias de outras coisas, apenas da minha própria cabeça (sabem o velho: ‘que legal isso, vou fazer também!’?)

Gostei demais de ficar esse tempo longe. Às vezes é bom, porque já me senti muito sobrecarregada pela quantidade de informação que tem ali. Pode não parecer, mas cansa demais. Duas coisas, no entanto, que eu vou liberar é olhar o Feedly, até porque tem blogs que eu sigo que são super informativos e legais de acompanhar diariamente mesmo, e escolher uma rede POR DIA pra checar lá pras seis, sete horas da noite. Assim eu não fico totalmente longe, nem me perco completamente nas páginas e mais páginas de informação. Quero tentar isso pelo mês de agosto inteiro e ver no que dá.

Tudo relacionado ao blog, claro, continua normal, não tem sentido eu parar de divulgar o que eu faço aqui, né? É o meu trabalho também!

Vocês já tentaram fazer algo assim alguma vez? Tem sido bem legal e eu recomendo muito!

Foto: Uplash

 

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
2 Comentários
  1. Babee  em agosto 06, 2015

    Eu me desapeguei meio que obrigada, porque durante o meu processo de mudança, eu acabei deixando o computador já desmontado e só checava o que vinha pelo celular, que não te fornece tudo o que você quer ver, mas me fez ficar mais de boa com isso, tanto que agora que já tenho tudo organizado, não me sinto sempre disposta a ficar ligando pra ver as minhas coisas mais e estou bem ok 🙂 só que nisso, o blog ficou na geladeira junto, estou tentando aos poucos me motivar pra voltar com ele também :~

    • Maki  em agosto 07, 2015

      Pois é, eu tô bem mais tranquila com isso agora, agora voltar com as coisas do blog tem sido difícil. Sou uma negação como Instagram por enquanto, mas acho que com o tempo vou acostumando a separar as coisas do blog e pessoal bem melhor. Sem me perder em um milhão de F5 no Facebook!