cotidiano

Daí que eu estabeleci esse projeto de pequenas mudanças de vida que quero fazer – como eu contei aqui -, mas percebi mais uma vez que às vezes é muito mais fácil do falar.

diario-mente-e-bolos

Mudar hábitos pode parecer tranquilo na teoria, mas treinar a mente para mudar uma coisa que faz no automático todo santo dia é realmente um tanto quanto complicado. Por isso que dizem também que cair de novo em hábitos antigos é tão fácil. Eles, na verdade, nunca são verdadeiramente esquecidos.

Digo isso por conta de um assunto específico: alimentação. Comecei, no ano passado, uma dieta com acompanhamento médico porque queria, realmente, ser uma pessoa mais saudável. No meio tempo descobri duas coisas: 1. sou alérgica a proteína do leite, e 2. sou alérgica a glúten. Sim, você adivinhou, eu vivo de luz solar e faço fotossíntese na primavera.

Verdade seja dita, quando minha médica me disse tudo isso, fiquei muito focada em melhorar. Porque via isso tudo como uma doença, algo do qual eu pudesse, de verdade, melhorar. Mas a verdade é bem diferente. Ter essas alergias não significa que eu estou doente, apenas que o meu corpo não processa algumas coisas como processa outras e isso tem algumas consequências – muita enxaqueca, crises de rinite e sinusite, etc.

Por dois meses, segui a dieta à risca e NOSSA me senti mil vezes melhor. Acordava bem, eu tinha energia para  o dia, dormia muito bem, descansava de verdade…. Aí veio um trabalho extra e ficou difícil conciliar mais horas trabalhando com a rotina de fazer almoço todos os dias. Daí eu me dei um chocolate mesmo porque o dia merecia. Daí, quando eu percebi, estava tomando cappuccinos no Starbucks de novo. Quer dizer, bem fácil cair em hábitos antigos MESMO.

Desde que o ano virou, eu estou tentando (até agora sem muito sucesso) voltar para a minha dieta. Nem preciso dizer que minha médica me deu um (merecido!) puxão de orelha e eu brigo comigo mesma todos os dias para não cair em tentação. Curioso que a mente cria um monte de armadilhas para fazer com que a gente burle as regras. É um ‘só hoje‘, um ‘hoje o dia foi fogo, eu mereço‘, um ‘eu já comi tudo errado mesmo, que diferença vai fazer?‘. Fora que eu tenho a péssima mania de adiar tudo pra segunda-feira, o dia internacional ‘de hoje todos os planos saem do papel‘.

Aos poucos, eu acho, estou encontrando o caminho de volta e os benefícios aparecem um por vez apesar de a vontade de doce ainda ser maior que o prédio Empire State. Mas eu preciso encontrar em mim a vontade de querer mesmo essa mudança, esse novo hábito, caso contrário as desculpas vão se empilhar na minha frente no formato de um bolo de chocolate com cobertura (NHAMI!). Fora isso, também preciso perder – enfim – o medo e a preguiça da cozinha. Cozinhar dá um trabaaaaalho!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
3 Comentários
  1. Mariana  em janeiro 13, 2018

    Também estou nessa de dieta, tanto como por uma vida mais saudável quanto para perder alguns quilinhos e olha não está sendo fácil me reeducar viu. Mas a vida tem várias barreiras, tô tentando vencer uma por dia kkkkkk

  2. Letícia  em fevereiro 12, 2015

    quando eu diminui com o consumo de glúten, minha enxaqueca diminuiu consideravelmente, mas viver num mundo onde tu-do tem glúten?!

    • Maki  em fevereiro 12, 2015

      Oi, Letícia!
      É difícil mesmo né? Eu tô tentando tirar o glúten aos poucos, de coisas que como muito no dia a dia, tipo o pão de forma e coisas assim.
      mas ainda assim é beeeem complicado.