inspiração

Eu sei, essa pergunta pode parecer estranha. Se você quer cortar o cabelo curtinho (o que, nesse calor insano, é uma boa ideia), é só ir no salão e cortar, certo? Não é bem assim.

Lembro que quando eu cortei o meu cabelo no comprimento que ele está hoje (se você não sabe como é, é só olhar na fotinho da barra lateral ou visitar o Instagram do Desancorando!), foi uma decisão bem radical. Digo isso porque eu estava com vários problemas capilares, principalmente uma queda desenfreada que estava acabando  – literalmente – com todo pouco cabelo que eu tinha.

Então, peguei uma foto de Michelle Williams como cabelo joãozinho e cheguei no salão toda afobada, cansada do meu cabelo horrível. Falei pro cabeleireiro ‘corta assim!‘, apontado para a foto, bem animada, quando ele me respondeu ‘NEM PENSAR MENINA!‘. Fiquei em choque.

cabelo-curtinho-1Michelle Williams, musa do cabelo joãozinho, no Oscar 2011. Foto: Google Images

Aí, ele me explicou que, na verdade, o meu cabelo não comportava um corte daqueles porque eu, justamente, estava com pouquíssimo cabelo e ele não teria o volume necessário para ficar legal. Desanimei na hora, mas ele disse que, ainda assim, cortar bastante poderia ajudar não só com o tratamento que eu tinha acabado de começar, como também a minha autoestima.

Ele tirou bem um palmo e meio de cabelo e fiquei com um corte chanel. Depois disso, voltei lá e fiz um outro corte, ainda mais curto na parte de trás e com pontas na frente, e mantenho esse visual até hoje.

Pensando nisso tudo, se você tem muita vontade de mudar o cabelo radicalmente, é bom ter em mente alguns pontos importantes:

1. Tenha muitas referências: pesquise! Quanto mais você pesquisar, mais noção você vai ter do resultado final e de como ele pode ficar ao longo do tempo. Na hora de ir ao salão, leve o máximo de fotos possível, assim você também consegue bater com o cabeleireiro o que fica mais legal para você.

2. Faça o corte em etapas: se você é muito apegada ao seu cabelo compridão, uma ideia interessante é ir cortando em etapas, tipo a Miley Cyrus! Ela tinha o cabelo gigante, depois cortou na altura do ombro e, em seguida, na altura do queixo até, enfim, chegar no corte joãozinho. Assim você vai se acostumando com os cabelos mais curtos aos poucos e não assusta tanto com o look final.

cabelo-curtinho-2Evolução da espécie: o case Miley Cyrus! Fotos: Google Images

3. Tenha paciência: o cabelo curto é muito prático sim, mas parece perder o corte mais rápido do que quando o cabelo está comprido, afinal, você repara muito mais quando os fios estão fora do lugar. Então, entenda que a manutenção com maior frequência é necessária (eu, por exemplo vou no salão a cada dois meses, sem falta!) e adapte a sua rotina de produtos para que os fios fiquem do jeitinho que você quer, mesmo com esse crescimento mais notável. Ah, e se quiser deixar crescer… Mais paciência ainda, porque parece levar a vida inteira!

4. Escolha um profissional de confiança: vamos chegar num salão novo e desconhecido e nos jogarmos nos cortes pixie? Não, , Brasil? Na hora de fazer um corte radical como esse, o melhor é escolher um profissional que você conheça, que conheça o seu cabelo e com quem você tenha uma certa intimidade para debater ideias.

5. Seja clara: e já que estamos falando de debater ideias, seja sempre muito, muito, clara sobre o que você quer. Nada de dar liberdade total para o cabeleireiro e depois chorar as pitangas porque você não gostou do corte. Para isso, volte ao item 1 desta listinha!

Confesso que cortar o cabelo no comprimento que ele está hoje foi uma das melhores coisas que eu fiz, apesar de, atualmente, pensar em deixar ele crescer um pouco de novo. Até comentei sobre isso lá na fanpage do blog!

Já pensaram em adotar um corte desses? Eu super incentivo sempre! Adoro mudanças radicais!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!