inspiração

O calor senegalês que tem feito em São Paulo não afeta só a nossa vontade de tomar um banho gelado a cada dez minutos (mas isso não pode por motivos de: seca), mas também partes essenciais do corpo, como pele e cabelos.

cabelo-praia

O meu cabelo é muito, muito, fininho, e bem sensível (genética não me favoreceu no picumã), então o sol forte tem afetado bastante os fios, deixando-os mais ressecados e quebradiços do que o normal. Para evitar que eles piorem demais, eu tenho alguns cuidados básicos, que normalmente duram o ano todo, mas que eu reforço no verão:

1. Sempre passar um sérum ou óleo de proteção nos fios antes de sair de casa;

2. Hidratar o cabelo toda semana. 

Verdade, isso é tudo bem básico, mas tem ajudado a manter o cabelo um pouco mais no lugar, cuidando do frizz, apesar de que os meus fios têm vida própria. Não faço escova no verão (nem no inverno, para ser sincera), mas uso o secador diariamente, por isso tenho tentado trocar o vento quento pelo frio, para não estragar os fios, que já passam boa parte do dia sob a exposição solar (andar pra todos os lados tem suas desvantagens).

Quando eu hidrato o cabelo, costumo misturar o creme com óleo de argan (eu uso o da Inoar) para aumentar ainda mais a hidratação, e deixo a mistura no cabelo uns 40 minutos, com ênfase nas pontas, que é onde eu percebo bem mais o ressecamento.

Com as temperaturas tão altas assim, verdade que o resultado não têm sido 100% porque acho que é impossível não sofrer um pouquinho com o sol de rachar que tem feito esses dias, mas tenho visto diferença desde que reforcei essa rotina. Quando as temperaturas começam a esfriar, eu normalmente faço a hidratação de quinze em quinze dias, para o cabelo não ficar oleoso.

Outra dica muito boa que eu encontrei por aí, além de apostar em produtos com fator de proteção UV, é não prender os cabelos molhados. Garotas de Ipanema, essa é pra vocês! Sair do mar e prender o cabelo em um coque enfraquece os fios e aumenta a quebra. O ideal é sair da água, pentear o cabelo e deixá-lo secar naturalmente. Usar um creme de hidratação específico para isso (isto é, das linhas criadas para o verão), tipo leave-in, também é uma boa ideia porque o creme age como um bloqueador, uma proteção extra, entre o cabelo e os raios solares, fora que evita que ele fique extremamente seco por conta do sal e da areia.

Aliás, se você tem tintura no cabelo, apostar em um produto com proteção solar (e até mesmo em um chapéu, para reforçar!) é indispensável, já que o sol é um dos maiores inimigos da coloração. Acho que todo mundo já sabe que o sol faz o tom desbotar, ?

Como vocês cuidam dos fios nessa época do ano? Toda dica é bem vinda!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki