cotidiano

Tinha um outro tema para o Diário de hoje, mas levando em conta a notícia do dia – que diz que 48% dos jovens acham errado mulher sair sem o namorado – pensei em uma nova rota para o texto do dia.

Eu estou solteira há algum tempo e, de verdade, já tive momentos em que achei isso um saco e outros em que adorei. Estou num desses momentos em que adoro estar solteira porque sei que tenho muitas coisas, em um nível emocional e pessoal, para trabalhar no momento, e não sei se seria melhor companhia. É algo pelo qual eu preciso passar e superar sozinha. Isso, claro, não desmerece o fato de que eu sou não obrigada a ter alguém só porque, na cabeça dos outros, é ‘errado‘ eu sair de casa sem namorado. Mesmo se tivesse um nunca, jamais, deixaria de fazer programas sem ele só porque ele não pode ou não quer ir.

feminismoFoto: Hello Giggles

Mas, dito isso, eu fico pensando: estamos em pleno 2015 (dezembro já pode ser considerado 2015, ?), e ainda existem pessoas, jovens além do mais, que acreditam que mulheres precisam de um guarda. Porque, basicamente, é isso: um guarda para proteger a jovem mulher dos perigos do mundo; ó, o sexo frágil.

E mais, desses pesquisados (2.046, no total), 68% acreditam que é errado a mulher ir para a cama no primeiro encontro. Ao mesmo tempo, 96% dessas pessoas acham que o Brasil é um país machista, porém, obviamente, não veem o machismo incrustado nas próprias opiniões.

Eu, há muito tempo, aprendi que cada um é dono do próprio corpo e faz com ele o que quiser. Cada um sabe de si. A minha amiga pode não gostar de dormir com um cara num primeiro encontro e eu sim ou vice-versa. A escolha não é de ninguém a não ser da mulher. Opiniões diferentes existirão sempre, mas a igualdade de escolhas, de gêneros, não. O que isso significa? Que tudo bem o cara transar no primeiro encontro, mas deusolivre a mulher fazer o mesmo.

Isso quer dizer também que tudo bem o cara sair com os amigos, ir pra balada, pro boteco ou pra qualquer lugar sem a namorada. Agora se for a mulher… Tá aprontando, com certeza. Por isso o feminismo é tão importante: ele defende que homens e mulheres são iguais e não devem ser tratados de forma diferente por conta do seu gênero.

Até quando vamos ter essa visão absurda de que as mulheres são inferiores aos homens e, por isso, precisam seguir uma certa cartilha de regras para ser uma ‘mulher respeitável‘. Gente, estamos no século XXI, não no XVIII. Deixem os pensamentos machistas, misóginos e sexistas para trás.

Ando pensando e lendo muito sobre o assunto, e cada vez mais acredito na luta pela igualdade de gênero. Mais do que isso, acredito demais na ideia da sororidade, e que as mulheres têm que se unir – no sentido de mostrar apoio umas às outras – ao invés de julgar a coleguinha do lado porque ela não seguiu o padrão tão disseminado pelos homens e por elas mesmas.

Levando em conta que mais da metade das pessoas da pesquisa acima citada são do sexo feminino (1.029 mulheres e 1.017 homens) essa noção de união é cada vez mais urgente. E, verdade, os homens também tem que se juntar a essa causa, não é exclusividade nossa! Empatia é palavra chave aqui, e, claro, ela serve para muitas outras causas que são igualmente importantes.

Eu, como mulher, tenho o direito de sair com quem eu quiser, quando quiser, beber o quanto quiser na balada, usar saia curta, blusa decotada, sem que isso acarrete em qualquer tipo de assédio. O meu corpo não é domínio público, assim como as minhas escolhas.

Bora mudar esse pensamento aí, pessoal, tá ficando feio.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
2 Comentários
  1. Zanny  em dezembro 09, 2014

    Caramba!!!! Amei amei amei…
    Está na hora de fazer mais que sentar e ouvir “vai lavar roupa” ou “lugar de mulher é na cozinha”. Queremos igualdade, nada mais que isso. E isso não vai ser conquistado sozinho.

    • Maki De Mingo  em dezembro 10, 2014

      Oi, Zanny! Exatamente! jamais vai ser conquistado sozinho. União e empatia, acho que essas são as palavras chave, aqui!