Vídeos de formatura que me inspiram

Eu sei o que vocês estão pensando: vídeos de formatura? Jura? Mas eu explico: aqui no Brasil essa tradição não é tão forte, mas nos Estados Unidos as Universidades elegem uma pessoa, inspiradora de alguma forma, para fazer um discurso na cerimônia de colação de grau. E tem alguns que são realmente muito bons e que me tocaram demais. Alguns que eu até mesmo guardei em uma pastinha especial para quando precisasse de um pouco mais de inspiração, um impulso extra para fazer o que eu queria. Tipo aquelas palavras de sabedoria para um dia chuvoso. Por isso, queria dividir esse meu segredo de inspiração, os meus cinco discursos preferidos, para que vocês também possam usá-los quando aquela dorzinha no peito aumentar.

formatura-1
Essa mulher maravilhosa (da qual eu sou muito, muito, fã) fez um discurso lindo na Universidade de Harvard, em 2008, que fala sobre os benefícios do fracasso. Acredite ou não, eles existem e podem, sim, ajudar a construir o que seremos no futuro. Se você está no fundo do poço, só pode ir para cima, não é mesmo? Ela falou palavras realmente muito bonitas e cheias de referências para os amantes de Harry Potter.

Frase preferida: “É impossível viver sem falhar em alguma coisa, a não ser que você viva com tanto cuidado que é como se não tivesse vivido  – nesse caso, você falhou por default

formatura-2
Esse é bem famoso. E, apesar de tudo o que já falaram sobre o Steve Jobs, é impossível não ver certa verdade nas palavras que ele diz nesse discurso. É um daqueles que eu revejo de tempos em tempos para me lembrar de que a vida é, realmente, curta demais para ser gasta com coisas que nós não amamos.

Frase preferida: “Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira de evitar a armadilha de que você tem algo a perder“.

formatura-3
John Green é um dos meus autores preferidos ultimamente, e eu fiquei verdadeiramente emocionada com algumas das coisas que ele disse nesse discurso, principalmente, sobre como temos que nos inspirar nas pessoas da nossa própria vida e como é normal nós sermos um ninguém de vez em quando, um desconhecido, nos sentirmos um pouco perdidos.

Frase preferida: “Você vai ser um ninguém por algum tempo. Você vai fazer essa jornada da força para fraqueza, e, mesmo não sendo uma viagem fácil, ela será heroica“.

formatura-4
Como não colocar a Ellen nessa lista? Ela é uma das minhas personalidades preferidas e eu adoro que ela mistura o humor nas palavras e mostra o lado bom de uma história bastante triste. A Ellen, que é gay, explica como esse detalhe da sua vida, essa parte de quem ela é, deu fim ao seu sonho, mas, mesmo assim, ela decidiu não mudar quem ela era para agradar Hollywood. Não valia a pena. E ainda não vale.

Frase preferida: “Siga a sua paixão e seja verdadeiro consigo mesmo. Nunca siga o caminho de outra pessoa, a não ser que você esteja perdido numa floresta e você vê um caminho, aí siga-o, por favor“.

formatura-5
O meu preferido de todos, com certeza. Neil Gaiman, para quem não conhece, é o gênio por trás de Sandman, e o que ele fala no discurso, desde que eu o vi pela primeira vez, ficou comigo. O ponto principal do discurso dele é a importância de não perder de vista os nossos objetivos (‘a montanha‘, como ele diz). E, mais do que isso, usar os momentos ruins como impulso para ‘fazer boa arte‘. Tenho vontade de chorar toda vez que vejo, podem acreditar.

Frase preferida: “Eu espero que você cometa erros. Se você estiver cometendo erros, significa que você está fazendo alguma coisa. E os erros podem ser úteis“.

O que vocês acharam? Tem bastante tempo de vídeo aí, e é uma pena que eles não tenham versões com legendas (infelizmente mesmo!), mas vale a pena tentar tirar o melhor de cada um, mesmo com as barreiras linguísticas, e aprender um pouquinho com a história dessas pessoas para tirarmos da cabeça a ideia de que a vida tem que ser perfeita a todo momento e que cometer erros e falhas significa o fim do mundo. Não é bem assim. Espero que esses discursos inspirem vocês também!

deixe seu comentário